Vinicius Feltrin (*)
Apesar de vivermos um período com projeções um pouco mais otimistas para 2017, é fato que 2016 será marcado pela forte crise que enfrentamos.
Digo isto, principalmente, com base no mercado de Tecnologia da Informação, que ficou extremamente retraído no primeiro semestre do ano. Muitas empresas suspenderam projetos ou deixaram de fazer investimentos que já estavam programados para aguardar uma oportunidade que não apresente tanto risco de desequilibrar o resultado do seu negócio.
Embora este seja o pensamento da grande maioria, eu discordo dele. Empresas que desejam se destacar e permanecer lucrando devem aproveitar o momento para repensar na sua estratégia e arriscar. Quando digo arriscar, não significa fazer loucuras com o orçamento disponível, mas sim utilizá-lo para aprimorar os pontos fortes da sua empresa. Como por exemplo, no caso da empresa em que atuo, investimos na qualidade da entrega do serviço, na capacitação de nossos funcionários e na inovação na oferta de novos produtos e serviços.
O que isso nos traz de bom? Simples, nossos clientes sabem que não será um dinheiro desperdiçado. Sabem que este investimento trará retorno para eles. Em épocas de crise, quem não quer ter a certeza de que a sua escolha foi a mais correta possível?
Outro ponto que pensamos foi em expandir a operação. Se onde você está operando não está mais trazendo retorno, talvez existam outras regiões carentes, justamente, do serviço que você tem para oferecer. Por isto é importante ter domínio de informações relevantes do cenário onde a sua empresa atua, e isso só vem por meio de análises precisas e pesquisas contínuas.
Já ouviu a expressão: duas cabeças pensam melhor que uma? Com certeza já ouviu. Então, procure alguém que te ajude a pensar. Seja uma consultoria, ou uma nova parceria. No ano passado, já pensando na dificuldade que seria 2016, fortalecemos as alianças que temos com três grandes players do mercado. Por mais que isso tenha gerado despesas com mais certificações e especializações de nossos colaboradores, isto nos rendeu projetos grandes que foram importantes para a saúde do nosso caixa.
Molde o seu negócio de acordo com as necessidades do mercado. Segundo o Gartner, a contratação de soluções como serviço terá uma aceleração em 2017, com expansão de 19,8%. Desta forma, já estamos planejando mais ações para renovar o nosso portfólio de serviços. Isto nos trará uma sinergia natural com os nossos clientes e as tendências do mercado.
Seja fundamental para os seus clientes e eles não se esquecerão de você. Mesmo em tempos de crise. Afinal, crises não são eternas, o que você não pode deixar é que o seu negócio se torne passageiro assim como elas.
(*) – É diretor comercial e de operações da Horus Solutions (http://horusinfo.com.br/).