175 views 3 mins

Cultura do “Herói” no departamento de TI e o sucesso empresarial

em Artigos
segunda-feira, 22 de janeiro de 2024

Eduardo Luis dos Santos Vieira (*)

O Departamento de Tecnologia da Informação (TI) exerce um papel fundamental dentro das estratégias organizacionais, destacando-se na transformação digital e no cenário tecnológico em constante evolução.

Uma cultura que visa construir uma cultura sólida que não só se adapte aos novos desafios, mas que impulsione novos negócios e resultados significativos. Essa gestão por parte da equipe de TI é essencial, exigindo não apenas agilidade e eficiência para a execução e gerenciamento de processos e projetos demandantes, mas também a capacitação para toda equipe para assumir todas as responsabilidades.

O mercado, que está em alta e cada vez mais competitivo, precisa de profissionais que estejam atualizados em relação às tendências tecnológicas, a fim de assegurar uma comunicação eficaz entre empresa, funcionários e clientes, e adaptabilidade diante às constantes mudanças digitais. Dessa forma, empresas que investem no Departamento de TI como protagonistas de seus planejamentos estratégicos, conseguem se destacar de seus concorrentes, otimizando e desenvolvendo novos processos com foco na melhoria de gestão e de relacionamento com seus clientes.

No entanto, essa chamada cultura de “herói” no departamento de TI, que valoriza a proatividade e a resolução rápida de problemas e garante eficiência e excelência nos processos tecnológicos que impulsionam o crescimento empresarial, também demanda equilíbrio. A dependência excessiva de um “herói individual ou coletivo” pode resultar em sobrecarga, esgotamento e falta de colaboração efetiva.

Por isso a importância da equipe trabalhar em estreita colaboração com todas as áreas da empresa, coletando, analisando e utilizando dados para a tomada conjunta de decisões e de aplicações de estratégias. Encontrar um equilíbrio saudável é essencial. Incentivar a resolução rápida de problemas deve ser acompanhado por investimentos em processos robustos, treinamento contínuo e comunicação eficaz.

Assim, as organizações cultivam uma cultura que valoriza a iniciativa individual e a colaboração, criando um ambiente sustentável e eficiente no departamento de TI. A cultura do “herói” é uma ferramenta valiosa quando usada com moderação. Construir uma equipe resiliente, capaz de antecipar desafios e resolver problemas colaborativamente, é a chave para um departamento de TI verdadeiramente heroico, impulsionando o sucesso duradouro da empresa.

(*) – Com MBA em Arquitetura de Solução pela FIAP, é sócio Fundador e CTO da CRM&BONUS (https://mkt.crmbonus.com.br).