164 views 6 mins

Construção civil: 40 anos de inovações e transformações

em Artigos
quinta-feira, 20 de outubro de 2022

Sylvio Mode (*)

Há alguns anos eu ouvi a famosa frase de Steve Jobs “A tecnologia move o mundo”.

Acredito que não há melhor momento no qual essa frase faça mais sentido do que os dias atuais, principalmente ao fazer alusão ao importante impacto que a tecnologia tem causado ao trazer transformações significativas para toda a sociedade. Ao me inclinar nessa direção, reflito também sobre os impactos dos avanços tecnológicos para alguns mercados, como o da construção civil e educação, áreas que estou fortemente inserido e que se entrelaçam ao meu dia.

Almejo uma educação que prepare novos talentos para o mercado de trabalho, capaz de suprir lacunas de mão de obra qualificada para as indústrias de AEC (Arquitetura, Engenharia e Construção) Design e Manufatura, Mídia e Entretenimento, entre tantas outras áreas de atuação.

Segundo a pesquisa World Innovation Summit for Education (Wise), da Fundação Catar, até 2030 a educação do futuro será – e penso que já está — personalizada e híbrida. Lousa, giz e apostilas deram lugar aos computadores, tablets e lousas totalmente digitais, que projetam textos, vídeos, imagens, promovendo integração completa entre as novas tecnologias e a aprendizagem, além de ampliar a forma como o aluno participa da aula.

Portanto, me atrevo a dizer que daqui para frente, será impossível imaginar a educação sem recursos tecnológicos. De ferramentas como dispositivos móveis, aplicativos e telas sensíveis ao toque em sala de aula, até ao uso da realidade virtual para treinamentos. E mais, a educação é um dos principais caminhos para reduzir as desigualdades sociais. Menos fronteiras e mais conteúdo, onde novas tecnologias somadas às práticas pedagógicas inteligentes abrem caminhos para que os alunos se tornem protagonistas de suas histórias.

Mas, nossos desafios não param por aí, vão além da educação nas salas de aula, ou em casa. Olhando para o mercado da construção civil, considerado um dos vilões ao gerar cerca de um terço de todos os resíduos do planeta, percebemos que ainda temos muito o que fazer. Mais uma vez, a tecnologia implantada adequadamente e associada à educação pode ajudar a resolver algumas de nossas questões globais mais desafiadoras, as quais exigem ações cada vez mais ousadas e urgentes do mercado de trabalho.

Cabe a nós fornecer oportunidades para aqueles que buscam avançar em suas carreiras – usar a tecnologia em favor da sustentabilidade. Como provedores de tecnologia e com quase quarenta anos de história, sendo mais de 25 anos no Brasil, podemos nos orgulhar ao fornecer softwares de projeto – os mesmos usados pelos principais profissionais de AEC do mundo – de forma 100% gratuita, em milhares de instituições de ensino parceiras e centros autorizados de capacitação profissional espalhados pelo país.

Estamos empenhados em preparar um novo celeiro de mão de obra de arquitetos e engenheiros, ao proporcionar conhecimento e o desenvolvimento de habilidades que levam a carreiras de sucesso. Também é verdade que mesmo com inúmeros esforços em várias frentes, ainda nos dias de hoje encontramos Universidades de grande porte pelo Brasil que, ao poderem ter sempre nossa tecnologia mais avançada, continuam estagnadas em versões de softwares desatualizadas, formando seus alunos com ‘gaps’ de conhecimento e formação que não precisam ter.

Temos que encerrar este ‘gap’, convocar os professores para ressignificarem as instituições, para que entendam que essas ferramentas atualizadas são verdadeiros trunfos que darão acesso, aos estudantes, à tecnologia – e formação de ponta, entregando melhor expectativa de futuro em suas escolhas profissionais. Tudo para almejar o “Estado da Arte” nos projetos de Arquitetura, Engenharia e Construção.

Em um cenário onde a informação está a um clique de distância, cabe a nós acompanhar esse ritmo. Essa é uma hora oportuna para inovar, melhorar os processos e técnicas. Nossas tecnologias estão presentes de arranha-céus a carros inteligentes, de pontes a sucessos de bilheteria, proporcionando que muitas indústrias criem coisas incríveis todos os dias – nos quatro cantos do planeta -, ao combinar tecnologias de maneira nunca imaginadas.

E por acreditar que a tecnologia é fundamental e transforma tudo por onde passa, não podemos aguardar pelo progresso, somos o próprio agente ativo de mudança, empoderando os inovadores e criadores por meio das inúmeras possibilidades proporcionadas pelas ferramentas digitais.

Quando isso acontecer, um mundo melhor pode ser projetado e feito para todos.

(*) – É presidente da Autodesk (www.autodesk.com.br).