155 views 3 mins

Conselhos para quem deseja mudar de profissão

em Artigos
terça-feira, 26 de abril de 2016

Eduardo Shinyashiki (*)

Seja por decepção diante de uma demissão inesperada ou por um desejo nascido depois de anos atuando na mesma área, a mudança de profissão está nos planos de muitos brasileiros.

Esse sonho pode e deve ser colocado em prática, mas existem alguns conselhos que podem contribuir para torná-lo mais fácil e seguro.

1 – Prepare sua transição – Não acorde em um belo dia e resolva pedir demissão, isso é uma falha grave. Se tem o desejo de partir para uma nova empreitada, prepare a sua transição para que ela seja leve, prazerosa e harmônica. Dessa forma, você não deixará ninguém “na mão” e poderá manter uma boa relação com os antigos colegas de trabalho e clientes.

2- Comece a preparar o seu salto – O salto significa sair de onde está hoje e seguir para o sonho profissional. Tenha em mente que o trabalho atual pode abrir caminhos para a próxima experiência, por isso, encare-o como a melhor alavanca para o seu projeto, para a sua mudança. Fortaleça os seus relacionamentos, busque mais conhecimento e técnicas que possam ser aplicadas no novo trabalho.

3- Assuma uma atitude profissional – Quando um cliente te contratar para a nova profissão, ele vai exigir de você o mesmo que exige de um profissional antigo, com 30 anos de experiência. Então, o momento de se preparar é agora! Estude, especialize-se na área de interesse e adquira o domínio necessário para desempenhar um bom papel e se destacar no novo emprego.

4 – Coloque o cliente em primeiro lugar – Leve sempre com você a frase “O meu sucesso está ligado ao sucesso do meu cliente”. Independente da área de atuação, qualquer pessoa lida diariamente com clientes, sejam eles internos ou externos. Contudo, nem sempre nos doamos o quanto deveríamos.

É necessário ser a solução na vida de um cliente e estar sempre pronto para ajudar e oferecer mais do que ele espera. Ao conduzi-lo para o sucesso, automaticamente estará promovendo o seu.

Fortaleça a sua inteligência emocional. Busque formações que o ajude a expandir a seu poder pessoal e, com a mente tranquila, tenha certeza de que será feliz em qualquer oportunidade profissional!

(*) – Palestrante, consultor organizacional, especialista em desenvolvimento das Competências de Liderança e Preparação de Equipes, é presidente do Instituto Eduardo Shinyashiki e também escritor e autor de importantes livros como ‘Transforme seus Sonhos em Vida’, sua publicação mais recente (www.edushin.com.br).