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Competitividade empresarial e seus desafios na gestão dos negócios

em Artigos
quinta-feira, 29 de agosto de 2024

Roberto Mateus Ordine (*)

Ser competitivo é fundamental em todas as esferas, a competitividade empresarial faz parte da maturação dos negócios e quando há incentivos fiscais promovidos pelo governo é fato que essas empresas se sentem mais estimuladas e desafiadas e, consequentemente, tendem a contribuir para o desenvolvimento econômico do país.

Incentivos fiscais como a isenção de impostos e subsídios são importantes para que as empresas possam realizar investimentos em todas as áreas para a ampliação de seus negócios por meio da criação de novos produtos ou serviços, novas unidades, abertura de vagas e investimentos em P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) e assim contribuir para o desenvolvimento sustentável.

Um negócio se sustenta em lucros, que são gerados por meio de produtos inovadores, serviços eficientes, ousadia, profissionais gabaritados, enfim, um conjunto de ações que agregam valor para a comunidade e que esteja alinhado ao crescimento sustentável.

Estamos na Quarta Revolução Industrial (Indústria 4.0), que consiste em um conjunto de técnicas de produção em larga escala, por meio de tecnologias inteligentes e integrativas. Ser competitivo no mundo empresarial é, primeiramente, ser ousado, combativo e atento às dores e necessidades do cliente, sem deixar de observar e aprender com os concorrentes.

É estar disposto a transformar o atual modelo para um negócio mais eficiente, lucrativo e notável, além de criar uma oportunidade de negócios. Vimos essa transformação por meio de grandes corporações como das locadoras de vídeo para o streaming, dos táxis para os transportes por aplicativos.

Assim, também, hotéis para a locação de imóveis para férias e temporadas, bem como da consulta médica presencial (indispensável em alguns casos) para telemedicina, a locação de carros por hora, entre inúmeros outros serviços que todos os dias nos surpreendem em suas transformações.

Exemplos como esses mostram empresas altamente competitivas que identificaram em seus respectivos nichos oportunidades de negócios inovadores.

A régua de qualidade de empresas competitivas é alta e, constantemente, elas estão buscando inovações para superar a qualidade e a entrega de seus concorrentes. É fato que não basta apenas desenhar um planejamento estratégico competitivo, colocá-lo em prática é fundamental para a projeção e o sucesso de um negócio competitivo e sustentável.

Atente-se ao mercado e às oportunidades que ele dispõe.

(*) – É Presidente da Associação Comercial de São Paulo.