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Como liderar em tempos de luto?

em Artigos
segunda-feira, 07 de fevereiro de 2022

Monica Schimenes (*)

Seguimos vivendo tempos difíceis.

O luto, as incertezas, o desafio do equilíbrio das emoções e diversas outras crises se tornaram acontecimentos normais em nosso dia a dia. Mas como liderar durante esse processo? Se a pergunta fosse simples e binária, eu diria: sendo humano. Mas sabemos que não é assim. Um dia está tudo bem, já no outro nem tanto.

Antes podíamos ficar por perto, agarrados, abraçados, na tentativa de diminuir o tamanho da dor, mas hoje não podemos. O que fazer? Temos que suportar. Esse “suportar” inspira a tranquilidade de poder chorar, para que essas lágrimas voltem em forma de cura. Como líder, nossa missão é facilitar esse processo e garantir que todos possam viver seu dia de dor com uma maior leveza.

É preciso estruturar bem as operações para que elas aconteçam, e para isso, precisamos estar sempre amparados de backups da nossa liderança para que tudo siga quando nós também não pudermos estar sentados em nossas cadeiras.

Suportar a dor de alguém é dar espaço para que ela consiga sentir a sua dor, viver o seu luto, tendo como garantido o respaldo que as coisas continuarão acontecendo. Como fazemos isso? Olhando para as pessoas, para nossa liderança e para as funções que temos dentro da empresa.

Podemos nos ausentar, temos o direito de estar doentes e de viver o luto e, para isso acontecer, nós – como líderes – temos que nos munir de informações e garantir que todas as pessoas possam não estar sentadas na cadeira quando precisarem.

Nós, empreendedores, temos muitas coisas pessoais envolvidas, mas a técnica nos auxilia nesse momento. Dessa forma, olhe para sua equipe, olhe para você e garanta que o dia a dia aconteça se alguém precisar se ausentar das atividades. Esse é o jeito de ser humano, dar às pessoas o direito de poder chorar.

Nós temos chorado de diferentes maneiras nesses anos tão desafiadores. 2022 carregou a promessa de ser melhor e chegou cheio de desafios. Como encontrar equilíbrio para viver isso tudo? Resumidamente, dê espaço para que todos possam ser o que precisarem ser naquele momento e garanta que sua operação suporte as ausências sem perder qualidade, para que não percamos o objetivo de existência e subsistência de nossos negócios.

Meu desejo é que 2022 nos traga a empatia necessária para que possamos nos solidarizar com a dor do próximo e continuarmos liderando, mesmo em tempos difíceis. Espero que possamos nos fortalecer, que consigamos ter técnica para esse fortalecimento e bons amigos sempre por perto para que nos ajudem nos momentos mais difíceis.

Que seja tempo de cura!

(*) – É fundadora e CEO da MCM Brand Experience, grupo de comunicação integrada comprometido com a performance e responsável com a diversidade e inclusão (www.mcmbrandexperience.com).