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As boas práticas do Franchising como fundamentos para o sucesso

em Artigos
segunda-feira, 03 de abril de 2023

Sylvia de Moraes Barros (*)

O Franchising rompeu, em 2022, a barreira de R$ 200 bilhões em faturamento, com mais de 3 mil marcas e 184 mil unidades no Brasil.

Neste momento em que o crescimento do setor e a expansão de redes estão tão em evidência, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) traz luz à importância de algumas boas práticas, e alguns cuidados essenciais para que esse crescimento aconteça de forma ética e responsável, e para que os negócios se mantenham sustentáveis e prósperos. Antes de mais nada, se a sua intenção é empreender através do sistema de Franchising, conheça a Lei de Franquias 13.966, de 2019.

A lei é clara, objetiva e visa garantir a transparência e a ética nas relações de franquia. Com base no que diz a lei, comece cuidando da documentação jurídica da rede. O primeiro passo é ter uma Circular de Oferta de Franquia completa e que reflita a realidade da rede, trazendo ao candidato as principais informações sobre o negócio, como o balanço dos dois últimos anos da franqueadora, os direitos e deveres de cada parte, a cópia do Contrato de Franquia, e a lista de franqueados e ex-franqueados dos últimos 24 meses.

Se você busca uma franquia, avalie com cuidado e critério este documento, antes de tomar sua decisão. Acrescento a essa dica uma importante recomendação: converse com os franqueados da rede, e procure entender a visão deles do negócio, do mercado, e principalmente, do Franqueador. Tenho certeza que você vai encontrar muitas respostas nessas conversas, que serão decisivas.

E se você é um franqueador, deixe o candidato à vontade para escolher os franqueados e ex-franqueados com quem conversará. Isso mostra que você tem uma rede formada por franqueados satisfeitos com os seus negócios e com a franqueadora. Se eu tivesse que escolher um aspecto que define o que está por trás de uma rede de franquias de sucesso, eu diria que é a boa comunicação.

Uma rede saudável é uma rede onde a comunicação entre franqueador e franqueado é clara, transparente, eficiente, e acima de tudo, empática e humana. A boa comunicação reflete o bom relacionamento entre franqueador e franqueado, e o bom relacionamento entre as partes é a força principal de uma rede. E seu tivesse que destacar o aspecto mais importante para o de crescimento de uma rede, sem dúvida nenhuma, destacaria o processo de seleção de franqueados.

A seleção do franqueado deve ser feita com critério. Chamamos isso de crescimento responsável. A seleção do franqueado deve ser uma escolha consciente, com base no perfil estabelecido para o sucesso do negócio. É uma escolha de muita responsabilidade, lembrando que aquele, muitas vezes, é o sonho de uma vida inteira do investidor/franqueado. No Franchising, franqueador e franqueado são parceiros, e o sucesso de um depende do sucesso do outro.

Não basta só vender, é preciso entregar. É papel do Franqueador entregar produto/serviço, know-how e treinamentos, inovação, suporte constante. Ou seja, entregar todas as condições para que o franqueado tenha sucesso, e fazer isso todos os dias. Só assim, a rede poderá crescer de forma sustentável e sólida. Entendo, porém, que mesmo com a adoção das boas práticas e dos cuidados destacados aqui, desalinhamentos de expectativas podem acontecer.

E nessa hora, o associado pode contar com o apoio da ABF, entidade que tem o papel de promover e fomentar o setor, nacional e internacionalmente, para que ele se mantenha próspero, sustentável, inovador, inclusivo e ético, e que conta com uma Comissão de Ética, a guardiã das boas práticas do Franchising, que zela pela saudável relação “ganha-ganha” no setor, baseada no sucesso mútuo de franqueadores e franqueados.

Cuidado ao olhar somente para o número de unidades de uma rede. O que deve ser olhado é o número de unidades saudáveis, e de franqueados satisfeitos com seus negócios. Isso sim é que deve ser o foco da atenção. Esse é o Franchising Íntegro da ABF. Esse é o caminho para se alcançar negócios prósperos, sustentáveis e de sucesso.

(*) – É presidente da Comissão de Ética da ABF – Associação Brasileira de Franchising.