Euracy Campos (*)
Na contramão das notícias e perspectivas pessimistas relacionadas ao Brasil e a crise
O fim do ano chegou e as notícias continuam ruins para pessoas e empresas. Infelizmente muitas manchetes e noticiários ainda falam em perspectivas muito negativas para a economia brasileira. Crise, redução de custos, desemprego e retração viraram “clichês” nos boletins sobre esse assunto. Alguns economistas ainda amenizam as coisas e demonstram algum otimismo quanto aos indicadores econômicos para 2016. Porém, o cenário tem uma aparência tão ruim, que poucos acreditam numa melhora.
Mas, talvez justamente na palavra “acreditar” está a chave para iniciar o ano bem ou mal. Há uma frase bíblica que se aplica muito bem ao que eu estou querendo explicar: “aquilo que temo me sobrevém, e o que receio me acontece” (Jó – 3:25) Traduzindo: “somos aquilo que acreditamos ou pensamos”. Se acreditarmos piamente que a crise é o fim, ela será! Porém, se acreditarmos que é possível sobreviver à crise e, por que não, enxergar o tempo de adversidade como uma oportunidade de criar oportunidades melhores e diferentes para crescer e nos esforçarmos para isso, vai acontecer.
Isso mesmo, a tal história de superação que muitas vezes vira livro, filme e até eleva os novos palestrantes de motivação pessoal e profissional todos os dias, pode acontecer com você! Mas no que você acredita? Nos noticiários ruins ou no que outras pessoas pensam ou dizem sobre você ou sua empresa?
Não se trata de “positivismo” barato ou religiosidade: o fato é o que tem pensado sobre você e os seus negócios? Pois como uma mãe que gera uma criança, uma pessoa gera ideias, otimismo, princípios, atitudes, inovações, gestão, planejamentos, metas, criatividade, iniciativa, estilo, imagem e boa comunicação. Ferramentas fundamentais para fazer de 2016 um ano de prosperidade e não de crise.
A crise, o pessimismo e o fato de ser época de férias e festividades, não pode ser motivo para “baixar a guarda” – de ceder ou deixar de lutar -, pelo contrário, é hora de planejar e criar estratégias que surpreendam na sua vida ou no mercado onde sua empresa atua. O conselho dos antigos ainda funciona: “quem faz sempre a mesma coisa, tem sempre o mesmo resultado”. Então siga aquele slogan “manjado”, porém verdadeiro, pois é o que todos deveriam buscar de fato e não somente falar e desejar aos outros: ano novo, vida nova!
Inove e comunique à imprensa e ao mercado a diferenciação no seu segmento, isso atrairá novos negócios e mais atenção àquilo que você propõe. Como também está escrito na Bíblia, “acreditar é ter fé num futuro melhor” (Hb – 11:1), ou seja, é ver além da crise! É fazer e não apenas ficar esperando “cair do céu”!
Que seja um 2016 de sucesso e conquistas para todos nós!
(*) – É Jornalista e Diretora de Comunicação da Estilo Press (www.estilopress.com.br).