Cícero Mário (*)
É inegável que a caixa de papelão é um dos materiais mais utilizados no mundo todo.
Ela serve como um importante instrumento de armazenamento e transporte de variados produtos, beneficiando não apenas clientes, mas o setor de indústrias e serviços, sendo um bom parâmetro na hora de medir o desempenho econômico do país.
Resistente e sustentável, cerca de 80% de sua produção é oriunda da recuperação de papel, que servirá como matéria-prima para a fabricação do produto e barateamento de custo do mesmo ao final do processo.
A alta de pedidos via e-commerce, impulsionada pela mudança de alguns hábitos da população após a pandemia, ajudaram a aquecer a indústria de papelão, que precisa cada vez mais atualizar e otimizar seus processos de produção, para assegurar um produto de qualidade que atenda às necessidades de seus clientes e consumidores em um mercado altamente competitivo.
Dados da Associação Brasileira de Embalagens em Papel indicam que o Índice Brasileiro de Papelão Ondulado (IBPO) subiu 6,6% em agosto na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Em termos de volume, a expedição de caixas, acessórios e chapas de papelão ondulado alcançou de 367.160 toneladas no mês, superando o recorde de agosto de 2020, motivado pelo redirecionamento do consumo por bens industriais, após saída gradual das severas restrições de funcionamento das empresas.
Os números, além de retratar a melhora e a aposta no aumento de vendas até o final do ano, mostram como as caixas de papelão, utilizadas nas mais variadas cadeias produtivas do país devido ao seu acondicionamento eficaz de produtos, são fundamentais para o desenvolvimento econômico e sustentável das nossas indústrias.
As mudanças e atualizações ocorridas no setor, reforçam a importância de focar o olhar para a manutenção e melhora de uma estrutura adequada e qualidade em todas as etapas do processo produtivo. O mercado exige investimentos focados em tecnologia com soluções sustentáveis, com a necessidade de processos e caixas de papelão adaptadas para cada tipo de produto, a fim de garantir qualidade e segurança durante o manuseio e transporte até o destino final, impactando positivamente todo o processo logístico.
A redução dos custos operacionais também tem importância no processo. Planejar detalhadamente cada ação evitará gastos que podem levar a prejuízos financeiros de toda a cadeia, que entregará um produto sem nenhuma segurança e exposto a algum tipo de dano durante as etapas de entrega.
Garantindo um material eficiente e competitivo, pautado no meio ambiente, as caixas de papelão representarão não apenas bons resultados, mas acima de tudo, a oportunidade e expansão de novos negócios.
(*) – É diretor comercial da Delta Indústria de Caixas de Papelão (deltacaixaspapelao.com.br).