138 views 3 mins

Variedades que podem aumentar em 15% a produção de amendoim

em Agronews
sexta-feira, 03 de março de 2023

A CRAS BRASIL em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) e o Instituto Agronômico (IAC) de Campinas, as espécies anunciadas proporcionam maior concentração de óleo, aumento na produtividade, menor ciclo de maturação das vagens e mais resistência a pragas e doenças.

A CRAS BRASIL, em conjunto com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) e o Instituto Agronômico (IAC) de Campinas, reuniu dezenas de produtores de amendoim na sua unidade industrial localizada em Itaju (SP) para apresentar as novas variedades e linhagens de sementes, fruto dos programas de melhoramento genético desenvolvidos no seu Centro de Referência de Amendoim Sustentável.
Adaptadas edafoclimaticamente, tanto para o clima como para o solo, as novas espécies anunciadas demandam na prática diversos benefícios para o produtor e a indústria. Entre eles, destacam-se a maior concentração de óleo na semente, a possibilidade de aumento na produtividade por meio da redução do espaço entre as plantas, menor ciclo de maturação das vagens, que proporcionam menos tempo de cultivo, e a redução nos custos de produção com variedades que apresentam mais resistência a pragas e doenças, que, consequentemente, demandam menos pulverização.
Esses benefícios proporcionam um ganho compartilhado para produtores e beneficiadores, principalmente pela menor despesa com a produção, e um rendimento melhor para a indústria, com aumento de produtividade e possibilidade de competição na distribuição de áreas para plantio, cada vez mais escassas.
“Em parceria com grandes instituições, como a Embrapa e o IAC, nós buscamos conectar pesquisa, lavoura e indústria de forma a contribuir ativamente para desenvolver e expandir a cultura do amendoim no Brasil. Com estas novas variedades mais produtivas e resistentes às principais doenças foliares, somadas à adoção de mais tecnologia, de sementes certificadas por parte dos produtores e um mercado de exportação mais favorável, acreditamos que o Brasil pode alcançar um incremento de 15% na produção de amendoim já nesta safra”, comenta Rodrigo Chitarelli, CEO da CRAS Brasil.

O encontro, que contou com a participação do coordenador de pesquisa do amendoim do IAC, Dr. Ignácio Godoy, com o pesquisador do núcleo de melhoramento do IAC, Marcos Michelotto, o pesquisador chefe do PMA da Embrapa, Jair Heuert, e o Presidente da Câmara Setorial do Amendoim, Luiz Antônio Vizeo, trouxe ao todo 10 inovações em variedades, sendo seis com a chancela da IAC (OL3, OL4, OL5, OL6, IAC 503 e IAC 505) e quatro da Embrapa (BRS 423 OL, BRS 425 OL, BRS 421 OL e BRS 427 OL).