O Projeto Brazil Sugarcane Bioenergy Solution, parceria entre o Apla (Arranjo Produtivo Local do Álcool) e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) promove missão técnica-comercial de 20 a 25 de março, na Bolívia. Nesta missão, representantes de 22 empresas brasileiras visitarão os engenhos produtores de açúcar, etanol e outros bioprodutos derivados da cana-de-açúcar nos mais importantes grupos canavieiros da Bolívia.
O Projeto Brazil Sugarcane Bioenergy Solution realiza ações internacionais para incentivar a exportação da tecnologia, soluções, máquinas e equipamentos brasileiros para setor sucroenergético.
De acordo com o diretor-executivo do Apla Flavio Castellari, organizador da missão na Bolívia, o país possui um mercado amplo com grande produção de produtos derivados da cana-de-açúcar. “A tecnologia do Brasil para o aumento e otimização da produção tem atraído os compradores bolivianos que já utilizam equipamentos, máquinas e soluções brasileiras para produção de açúcar e etanol. Desta vez, vamos visitar os maiores grupos açucareiros e engenhos que produzem volumes tanto para o mercado interno, como externo“, explica.
Segundo dado do Ministério do Desenvolvimento Produtivo e Economia Plural da Bolívia, no ano passado, o país produziu 20% a mais em relação à safra de 2020-2021 e chegou a marca de 2,7 milhões de toneladas de cana. Entre os principais destinos da missão internacional está a visita a União Nacional de Canavieiros (Unagro), Engenho Guabirá e Associação de Técnicos da Indústria Canavieira da Bolívia (ACTABOL).