A Alta Brasil, o maior centro de biotecnologia e difusão genética da América Latina, lançou o 1º programa nacional de levantamento de dados na criação de bezerros de corte. O objetivo do Alta Cria Beef é conhecer e gerenciar os principais dados zootécnicos na fase de cria, compreendendo principalmente os desafios do nascimento até a desmama, e criando uma importante ferramenta para a tomada de decisão.
Na fase inicial, o programa levantou dados durante a estação de nascimento de fazendas progressistas, em cinco estados brasileiros – Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso – somando mais de 40 mil matrizes prenhas.
O Alta Cria Beef é capitaneado pela médica veterinária Paula Tiveron com corpo de conselheiros formado por José Zambrano (Rehagro), Manoel Sá Filho (Alta), Rafael Azevedo (Alta), Rodrigo Meneses (UFMG), Rodrigo Peixoto (Alta), Sandra Gesteira (UFMG) e Tiago Carrara (Alta).
As regras do programa consistem no envio de dados em data preestabelecida e preenchimento de questionário on-line. Para participar, é preciso se interessar pelo tema, realizar o cadastro via e-mail, e logo terá acesso aos benefícios.
O foco a longo prazo será criar um banco de dados de bezerros de corte para conhecer os principais desafios e índices zootécnicos, auxiliando na tomada de decisão e rumos da ciência nacional.