136 views 45 secs

Cachaça bate recorde de exportações em valor com apoio da ApexBrasil e do IBRAC

em Agronews
sexta-feira, 20 de janeiro de 2023

Cachaça, segunda bebida alcóolica mais querida pelos brasileiros, atrás apenas da cerveja, vem conquistando também cada vez mais os consumidores de todo o mundo. No ano passado, as exportações do setor deram um salto e bateram o recorde dos últimos doze anos. O valor exportado em 2022 foi de US$ 20,08 milhões, segundo dados do ComexStat (Ministério da Economia), compilados pelo Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC), o que representa um aumento de 52,38% em relação a 2021. Em volume, o aumento foi de 29,03%, totalizando mais de 9,3 milhões de litros.

Em 2022, a bebida foi exportada para mais de 75 países, sendo que os principais países de destino (em valor) foram: Estados Unidos, Alemanha, Portugal, França e Itália.

Esse sucesso é fruto do esforço das empresas que ao longo dos anos vem investindo no mercado internacional, além de ações estratégicas, como o Projeto Setorial “Cachaça: Taste the New, Taste Brasil”, realizado pela ApexBrasil em parceria com o IBRAC.

A ApexBrasil e o IBRAC lançaram em 2022 um estudo sobre as exigências regulatórias da Alemanha, dos Estados Unidos, da França e do Paraguai sobre sua importação (https://apexbrasil.com.br/br/pt/conteudo/estudos/estudo-de-acesso-a-mercado–cachaca.html).