423 views 7 mins

AgroNews 29/12/2023

em Agronews
quinta-feira, 28 de dezembro de 2023

Deep tech de edição genômica de plantas recebe aportes em rodada seed

A InEdita Bio, startup de edição genômica de plantas, iniciou captação em rodada seed para avançar o desenvolvimento de traits de alto valor econômico e ambiental para as grandes culturas globais. Parte significativa do capital necessário para alavancar seu programa de P&D foi levantada com investimentos da Vesper Ventures e da Ecoa Capital, fundos de investimentos focados em negócios que gerem valor social, ambiental e econômico. Com seus modernos laboratórios recém inaugurados em Florianópolis, o programa de P&D da InEdita Bio avança aceleradamente, utilizando suas plataformas proprietárias disruptivas para a edição genômica de milho, soja e outras grandes culturas agrícolas, que permitem o desenvolvimento de um amplo leque de traits em culturas agrícolas. Após os primeiros aportes, a startup segue em negociações com fundos nacionais e internacionais interessados em suas tecnologias inovadoras.

Marfrig integra o ISE, Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3

Pelo quarto ano consecutivo, a Marfrig, líder global em produção de hambúrgueres e uma das maiores empresas de carne bovina do mundo, integrará a carteira do ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial) da B3 (Bolsa de Valores do Brasil), que chega à sua 19ª edição em 2024. A nova carteira irá vigorar a partir de 2 de janeiro de 2024 e será composta por 78 ações de companhias de diferentes segmentos. A Marfrig obteve 100% de aproveitamento na avaliação qualitativa das evidências solicitadas pela B3. O ISE é um dos mais importantes reconhecimentos de governança e gestão corporativa do mercado, que avalia o desempenho das empresas de capital aberto, listadas na B3, sob o aspecto das melhores práticas ESG (Ambiental, Social e de Governança Corporativa, na sigla em inglês). A Marfrig passou a fazer parte do indicador de desempenho em dezembro de 2020.

Curso on-line sobre uso e manejo de irrigação recebe inscrições

Imagem: Deyan_Georgiev_CANVA

A partir de agora, o IrrigaFácil, curso on-line da Embrapa sobre uso racional da água na agricultura, passa a ter oferta contínua. A capacitação, com sucesso consolidado nos últimos anos, apresenta conhecimentos sobre manejo de irrigação e preservação de recursos hídricos. Por ter uma demanda frequente, o IrrigaFácil, que contava com abertura de uma turma ao ano, passou para um novo modelo de negócio, a fim de ser ofertado de forma contínua, possibilitando inscrições a qualquer momento pelos interessados. O curso apresenta alta qualidade técnica, com conteúdo desenvolvido por especialistas da Embrapa. Os assuntos são abordados com recursos didáticos modernos, como videoaulas, animações e games. “São trabalhados desde fundamentos sobre solos, água na agricultura, clima, como também demandas hídricas das principais culturas, estratégias de irrigação, chegando a conhecimentos sobre gestão e avaliação econômica de sistemas produtivos irrigados”, explica o supervisor de Transferência de Tecnologia da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) Fredson Chaves (https://ava.sede.embrapa.br/enrol/index.php?id=324).

Produtividade de soja em 23/24 deve ficar estável para cooperados da Frísia

Faltando cerca de um mês e meio para o início da colheita de soja no Paraná, a expectativa é que os cooperados da Frísia na região tenham estabilidade na produtividade. A média deve alcançar 69 sacas por hectare, número próximo das três últimas safras. No estado, são 117,6 mil hectares de área plantada na safra 23/24 pelos cooperados da Frísia, basicamente a mesma do período anterior, que foi de 117,5 mil. De acordo com o coordenador de Assistência Técnica Agrícola (Astec) Frísia, André Pavlak, a chuva em excesso atrasou o plantio da soja, entretanto, no geral, a cultura está se desenvolvendo dentro da normalidade (frisia.coop.br).

Abertura de mercado no Egito para material genético de codorna

O governo brasileiro recebeu com satisfação o anúncio da abertura de mercado no Egito para as exportações brasileiras de ovos férteis de codornas e de codornas de um dia. As negociações ganharam impulso após missão conjunta MAPA-MRE a países africanos, no início de dezembro corrente. Entre janeiro e novembro deste ano, o Brasil exportou US$ 1,55 bilhão ao Egito, país que se consolida como um dos principais destinos de produtos agropecuários brasileiros na África, e o 19º no mundo. O novo anúncio soma-se à recente abertura do mercado egípcio para pescados e derivados, algodão em pluma, gelatina e colágeno.

XCMG Brasil comemora a inauguração da NE Máquinas

A XCMG Brasil comemora a inauguração de mais uma revenda autorizada da marca da multinacional chinesa: a NE Máquinas, em Recife, Pernambuco. “Parabenizamos toda a equipe da NE Máquinas, em nome de seu diretor, Luis Carlos Dantas, que sempre acreditou e apostou na XCMG. Temos a certeza de que essa loja será um sucesso, a exemplo das demais unidades da distribuidora que atendem o Nordeste brasileiro”, destacou Renato Torres, diretor comercial da XCMG Brasil.

Setor de FFLV fecha 2023 estável e projeta crescimento

Mais de 300 profissionais da cadeia de produtos frescos participaram no último dia 05 de Dezembro do encontro de fim de ano da IFPA (International Fresh Produce Association), entidade mundial que representa setor de frutas, flores, legumes e verduras, que analisou o balanço de 2023 e discutiu as oportunidades para 2024. De modo geral, o ano termina com o setor otimista com os números do mercado interno, o aumento das exportações da fruticultura e o enfrentamento dos impactos climáticos.