23 views 6 mins

AgroNews 26/06/2024

em Agronews
terça-feira, 25 de junho de 2024

Pesquisa inédita mapeia áreas disponíveis para pesca no Paraná

O Paraná é líder na produção e exportação de pescado no Brasil, destacando-se especialmente na criação de tilápia. Só no ano passado, o estado contribuiu com 209 mil toneladas das 579 mil toneladas produzidas nacionalmente dessa espécie. Como forma de incrementar ainda mais a aquicultura do estado, a Unidade Mista de Pesquisa e Inovação (UMIPI) do Oeste Paranaense conduziu uma pesquisa abrangente. Os resultados revelam que 58% do território estadual apresenta potencial para o cultivo de peixes, com 47% dessas áreas sendo consideradas ideais ou com condições ambientais e socioeconômicas toleráveis para a prática da piscicultura. Segundo a geógrafa e analista de Geoprocessamento da Embrapa Pesca e Aquicultura, Marta Ummus, o ordenamento territorial realizado com a pesquisa permite o uso racional dos recursos naturais, reduzindo os riscos climáticos. “O principal insumo do estudo são os viveiros escavados no estado, para os quais utilizamos imagens de satélite de média e alta resolução”, explica Marta. “A pesquisa também consultou produtores, pesquisadores, assistentes técnicos e consultores para identificar as variáveis ambientais, sociais e de infraestrutura que influenciam a localização das propriedades agrícolas”, complementa.

IAC completa 137 anos

O Instituto Agronômico (IAC-APTA) completa 137 anos com a patente de um método para retardar o amadurecimento de frutos na pós-colheita, que visa à preservação dos frutos de modo a viabilizar seu transporte e comercialização. A pesquisa que gerou esse resultado foi desenvolvida no curso de doutorado da Pós-Graduação em Agricultura Tropical e Subtropical do IAC, em Campinas. O Instituto completa 137 anos nesta quinta-feira, 27 de junho, quando será realizada a cerimônia comemorativa, a partir das 15h, na sede do Instituto, em Campinas, com homenagens com o “Prêmio IAC” e a Medalha de “Honra ao Mérito Franz Wilhelm Dafert” para prestigiar personalidades e instituições por seus valores e serviços relevantes prestados à agricultura brasileira.

Workshop sobre bioinsumos ocorre nesta semana e conta com inscrições gratuitas

AResponsáveis por impulsionar a produtividade agrícola de forma sustentável, os bioinsumos ganham destaque em workshop organizado pelo Instituto de Inteligência Regulatória – ITR. Com apoio do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), o evento ocorre em Brasília, durante os dias 27 e 28 de junho, no Hotel Cullinan Hplus Premium. A iniciativa, com foco nos desafios da adoção e da regulamentação desses produtos, será realizada das 9h30 às 17h30, com transmissão on-line. As inscrições nessa modalidade são gratuitas para instituições públicas de ensino, pesquisa e órgãos governamentais da agricultura mediante e-mail institucional. Os interessados podem obter mais informações pelo e-mail [email protected]. “Os bioinsumos, ao analisarmos o cenário atual da agricultura brasileira, são ferramentas que impulsionam a produtividade agrícola de forma sustentável. Porém, a adoção e a regulamentação ainda apresentam desafios significativos, o que demanda atenção e colaboração de diferentes setores”, destaca o gerente de Assuntos Regulatórios do Sindiveg, Fabio Kagi.

Café Santa Mônica comemora 39 anos com lançamento do Microlote Fox Beans

O Café Santa Monica está fazendo 39 anos e, para comemorar a data, está lançando o Microlote Fox Bens 87 Pontos composto por grãos 100% arábica da espécie Catuaí Vermelho cultivados no Sul de Minas. Submetido à uma torra média clara, esse microlote tem notas de rapadura, mel, guaraná, caramelo e chocolate. “Estamos lançando esse microlote para comemorar nosso aniversário porque queremos proporcionar uma nova experiência para quem aprecia um café especial”, explica Ruama Djardjarian, diretora de Marketing do Café Santa Monica.

Nova versão de robôs para o manejo de matrizes suínas

O Roboagro Matrix é um robô para a distribuição de ração voltado para as fases de gestação suína e maternidade, que também fornece informações detalhadas sobre todo o processo que podem ser acessadas no computador, tablet ou celular. O sistema de software embarcado no robô entrega a ração adequada para cada fase das fêmeas, conforme o período de gestação e o escore corporal, além de permitir o acompanhamento individual de cada animal (www.roboagro.com.br).

Moagem de cana e vendas de etanol têm altas expressivas em Goiás

O processamento de cana-de-açúcar em Goiás na atual safra cresceu 10,5% até a metade de junho comparado com a safra anterior, atingindo 22,15 milhões de toneladas. Os números foram apresentados pelo CEO da SCA Brasil, Martinho Seiiti Ono, em reunião com os associados do Sindicato da Indústria de Fabricação de Etanol do Estado de Goiás (SIFAEG) realizada na última sexta-feira (21/06). O desempenho confirma o otimismo dos produtores do estado, que projetam moagem na safra 2024-2025 superior aos 76 milhões de toneladas atingidos na safra anterior.