178 views 7 mins

AgroNews 16/10/2024

em Agronews
terça-feira, 15 de outubro de 2024

Troca de experiências e difusão de boas práticas na pecuária

A Casale, referência há 60 anos na fabricação de equipamentos para a pecuária brasileira, saiu rumo ao Mato Grosso do Sul no último dia 07 de outubro dando início a primeira etapa do Circuito Cria, denominada “Origem da Pecuária”. A expedição, organizada pela Scot Consultoria, tem como objetivo mapear as melhores práticas e desafios enfrentados pelos pecuaristas brasileiros e se estenderá até o dia 26 de novembro, visitando mais 40 fazendas nas principais regiões produtoras do Brasil, nos estados do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Tocantins, Goiás e Minas Gerais. O Circuito Cria foi concebido para promover a troca de experiências entre pecuaristas, parceiros e especialistas, com foco em áreas essenciais como reprodução, sanidade, nutrição e manejo. Durante as visitas, a equipe da Casale tem a oportunidade de interagir diretamente com os produtores, identificando necessidades e apresentando soluções tecnológicas voltadas para a eficiência produtiva (https://casale.com.br/).

Certificação ISCC CORSIA Low LUC Risk

Preparar novas gerações para trabalhar no campo tornou-se um desafioA Unidade São Martinho (USM), localizada em Pradópolis (SP), a maior processadora mundial de cana-de-açúcar, é também a primeira produtora de etanol de cana em todo o mundo a conquistar a certificação ISCC CORSIA Low LUC Risk. A conquista atesta que o etanol que é produzido pela unidade, a partir do processamento da cana, não gera emissões de gases de efeito estufa relacionadas ao Impacto Indireto do Uso da Terra (iLUC, em inglês). O iLUC está ligado às mudanças indiretas no uso da terra, como desmatamento ou conversão de terras agrícolas, que podem ocorrer quando áreas significativas de terra são deslocadas para a produção de matérias-primas para biocombustíveis. Com a certificação pioneira, a Unidade São Martinho está apta a fornecer etanol de cana com intensidade de carbono reduzida para a produção de Combustível Sustentável de Aviação (SAF).

Discussões sobre o futuro da tokenização dentro do agronegócio no InovaBra

fundadores da Agrotoken. foto: andre porto

No próximo dia 16 de outubro, das 9h às 12h, o InovaBra em São Paulo será palco do evento “Tokenização do Agro: o centro da revolução digital do setor”, que contará com a participação de Ariel Scaliter, CTO da Agrotoken, pioneira na tokenização de commodities agrícolas. A tokenização, tema central do evento, é uma tecnologia inovadora que está transformando a cadeia de produção e distribuição agrícola. Ao converter ativos físicos, como commodities agrícolas, em tokens digitais, ela gera total transparência e rastreabilidade, permitindo que cada etapa do processo produtivo seja monitorada e registrada em tempo real. Para Scaliter, essa tecnologia é uma ferramenta poderosa que coloca os dados no centro das decisões. “Com a tokenização, entramos em uma nova era de conectividade no agro, onde cada ponto da cadeia pode se beneficiar dessa integração, tornando o Brasil um dos principais fornecedores mundial de commodities com alta qualidade e eficiência”, comenta Ariel (https://www.sympla.com.br/evento/tokenizacao-do-agro-o-centro-da-revolucao-digital-do-setor/2638357?share_id=copiarlink&referrer=imprensa.pressmanager.com.br).

Inovação em biologia molecular no agro e crescimento de 300%

O Grupo GoGenetic celebra um marco significativo em sua trajetória. Desde sua fundação em 2016, a startup registrou um impressionante crescimento de 300% no uso de suas análises genéticas para controle de qualidade nos últimos dois anos. O avanço do Grupo GoGenetic reflete o crescente interesse da indústria agrícola pela biotecnologia, impulsionado pela necessidade de desenvolver produtos biológicos mais eficazes e sustentáveis. As análises moleculares foram fundamentais para garantir a presença e a viabilidade dos microrganismos nos bioinsumos, solidificando a reputação da empresa como líder nesse segmento.

Sindiadubos Paraná realiza 18ª edição do Simpósio NPK em Curitiba

O Sindiadubos Paraná anuncia a 18ª edição do Simpósio Sindiadubos NPK 2024, que ocorrerá no dia 24 de outubro, no Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), em Curitiba. O evento, que será realizado de forma presencial, é um dos principais encontros do setor e reúne uma ampla gama de participantes, incluindo importadores, fabricantes, distribuidores de fertilizantes, produtores de aditivos, fornecedores de insumos, e outras partes interessadas no agronegócio (www.sindiadubos.org.br).

Parceria gera ganhos na aquisição de insumos agrícolas por produtores rurais

Conectar fornecedores e compradores de forma eficiente e ágil, integrando dados essenciais em um marketplace com leads qualificados e ampliando o acesso a um público-alvo segmentado e interessado. Esses são os principais objetivos de uma nova parceria entre a SCA Brasil Aliança, líder em compras corporativas em grupo no agronegócio brasileiro, e a eBarn, empresa dedicada à inovação tecnológica e proprietária da plataforma homônima, reconhecida como um dos principais marketplaces para produtores rurais.