259 views 6 mins

AgroNews 15/07/2023

em Agronews
sexta-feira, 14 de julho de 2023

Tokenização revoluciona o mercado de investimentos no agro

Especialistas inseridos nesse mercado estarão presentes no TecnoAgro, que ocorrerá nos dias 17 e 18 de julho, em Uberlândia, no Castelli Master, para levar aos participantes maior entendimento sobre o tema. O diretor da Agrotoken no Brasil, Anderson Nacaxe, vai abordar a “Tokenização no Agronegócio”. A Agrotoken é a primeira empresa de tokenização de commodities agrícolas no mundo. “Com os grãos físicos digitalizados na plataforma da Agrotoken – transacionados de forma segura por meio da tecnologia blockchain -, os grãos são convertidos em ‘agrotokens’ como crédito para o produtor transacionar em operações comerciais e financeiras, sempre com o apoio direto dos grãos, que tem seu valor atrelado ao preço da soja e milho”, conta Nacaxe (https://eventotecnoagro.com.br/uberlandia/inscricoes/).

Casos subclínicos de PCV-2 desafiam suinocultores no Brasil

Um estudo realizado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Zoetis, com 1.601 animais em granjas de sete estados brasileiros, constatou que os casos subclínicos de PCV-2 estão em alta. 54% dos animais testados apresentaram carga virêmica sugestiva de infecção subclínica de circovirose. Os casos subclínicos são perigosos para o plantel, uma vez que os animais possuem o vírus no organismo, mas não manifestam nenhum sinal clínico, podendo ser disseminadores para outros animais. “Este índice indica que a prevenção, mediante vacinação do plantel, e o diagnóstico precoce continuam sendo a forma mais eficaz e segura de proteger os animais da doença”, disse o Assistente Técnico de suínos da Zoetis, Kairon Franz. Os testes foram conduzidos entre os anos de 2021 e 2022, em sete regiões do país – Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso, Distrito Federal e Goiás – e considerando 20 sistemas de produções distintos.

Ações para o setor vitivinícola

O Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) está trabalhando no planejamento das ações que integram o convênio assinado em 24 de fevereiro com a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi). Por meio do Fundo de Desenvolvimento da Vitivinicultura (Fundovitis), o instituto terá R$ 33 milhões para executar, nos próximos três anos, projetos de apoio, difusão e financiamento de demandas relacionadas à produção de uvas, vinhos, sucos de uva e demais produtos derivados no âmbito agrícola, produtivo, técnico, promocional, cultural, ambiental, jurídico e institucional. “Para o setor, é muito importante dar continuidade aos projetos. Alguns programas, principalmente os que têm assistência técnica e boas práticas agrícolas, além das campanhas de promoção, podem ser organizados com um prazo maior, com a organização de resultados a longo prazo. Nossa preocupação principal é não quebrar o ciclo”, afirma o presidente do Consevitis-RS, Luciano Rebellatto.

Expansão de linha de produtos e entrada no mercado de laticínios vegetais

A Fazenda Futuro, foodtech voltada à produção de carne à base de plantas, acaba de anunciar o lançamento da sua primeira bebida à base de aveia, o Futuro Aveia. A novidade marca a entrada da startup no mercado de laticínios vegetais, e dá sequência aos investimentos em desenvolvimento de novos produtos, com o objetivo de tornar-se uma “one stop shop”, onde em breve será possível encontrar tudo o que uma fazenda oferece, mas em versão 100% vegetal.

Atuação no mercado brasileiro de nutrição animal

Rodrigo Miguel é o novo Diretor Geral para a América Latina

A multinacional holandesa Agrifirm, renova seu compromisso com o mercado brasileiro apoiada em três grandes pilares: a remodelação dos negócios, fortalecimento da equipe e uma nova liderança local (www.agrifirm.com.br).

Nova planta de processamento de noz-pecã

A Divinut, processadora de noz-pecã, vai inaugurar uma nova planta industrial, na cidade de Cachoeira do Sul. A cerimônia acontece nesta segunda-feira (17), na sede da empresa. A nova planta ocupará uma área de 2,1 mil metros quadrados, um aumento significativo em relação aos atuais 750 metros quadrados. Novas máquinas e equipamentos foram incorporados, como a aquisição de 11 descascadoras e 6 seletoras de fruto. , o processamento da empresa passa de 5 toneladas/dia, para uma capacidade instalada de 30 toneladas/dia.

40ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador

Entre os dias 17 e 29 de julho será realizada a 40ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador, no Parque de Exposições da Gameleira, em Belo Horizonte (MG). Iniciativa da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador, o evento é considerado um dos maiores da América Latina que reúne apenas uma única raça (nacionalmarchador.com.br/40a-exposicao-nacional-do-mangalarga-marchador__985).