Summit Agro em Código lança o “Guia de boas práticas de rastreabilidade no agro”
Como os processos de rastreabilidade de alimentos de origem vegetal e animal influenciam e beneficiam a população é o principal tema do “Summit Agro em Código”, quando especialistas do setor de agro se encontrarão para discutir tendências, oportunidades e desafios na rastreabilidade de produtos agropecuários. Com realização da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, em parceria com Associação Brasileira de Rastreabilidade de Alimentos-Abrarastro, Embrapa, iCoLab e Sebrae, o encontro vai promover ideias a respeito de procedimentos e uso da tecnologia a favor da melhor qualidade de vida para consumidores, além de trazer as novidades para os tomadores de decisão do setor. O destaque da programação é o novo padrão GS1 Digital Link, o código bidimensional de identificação de produtos na cadeia de abastecimento. Serão apresentados os recursos que essa tecnologia oferece no progresso da rastreabilidade de alimentos (https://conteudo.blog.gs1br.org/agro-em-codigo?utm_campaign=e-mail_-_agro_em_codigo&utm_medium=email&utm_source=RD+Station).
Agropalma lança gordura em escama para indústria
A Agropalma, produtora de óleo de palma sustentável, anuncia o lançamento de uma nova solução em gordura escamada. Um dos principais diferenciais da novidade é a sua aplicação diversificada, uma vez que pode ser utilizada em diversos segmentos e produtos, como alimentos, cosméticos e materiais escolares, entre outros, reforçando o seu posicionamento como uma empresa que atende às demandas do mercado. A solução hidrogenada em escamas traz um diferencial atrelado à praticidade em seu manuseio, já que pode ser dosada com mais facilidade em algumas formulações, garantindo um derretimento mais rápido do que a gordura armazenada em blocos por ter uma área de superfície maior. Além disso, a gordura escamada evita o risco de entupimento das linhas de produção quando comparada com um produto hidrogenado a granel, que requer investimento na instalação de sistemas de aquecimento para que os processos sejam realizados em uma temperatura elevada. Para o setor alimentício o produto está classificado como food grade – o que significa que cumpre a requisitos de alta qualidade em sua aplicação como ingrediente ou matéria-prima para produtos alimentícios.
‘Workshop de Proteínas Alternativas’
O ‘Workshop de Proteínas Alternativas’ será realizado no dia 21 de novembro, a partir das 8h, horário de Brasília, na Gemü Brasil, que fica na Rua Marechal Hermes, 1141, em São José dos Pinhais, mas pode ser acessado de forma remota de qualquer parte do mundo. O evento é promovido pela GEMÜ, uma das líderes mundiais na fabricação de válvulas, sistemas de medição e controle, com o apoio do The Good Food Institute – GFI Brasil e do JBT FoodTech e o conteúdo será transmitido em inglês. Atualmente, dos desafios da indústria de alimentos e de órgãos governamentais é encontrar maneiras de fornecer proteínas para uma mega população que deve atingir 10 bilhões de pessoas em 2050, sem agredir o meio ambiente. Para aumentar a produção de alimentos, a indústria alimentícia está se preparando para essa realidade, tendo como meta a sustentabilidade das produções atuais (https://forms.office.com/e/AzywwpYAph).
Nova oportunidade para adquirir bovinos mestiços da Embrapa
Criadores interessados em adquirir bovinos mestiços da Embrapa ganharam uma nova oportunidade: é realizado a partir de hoje (9) até às 10h da manhã de 23 de novembro um leilão on-line de animais da Embrapa Cerrados (DF) pelo leiloeiro público oficial rural José Luiz Pereira Vizeu na página www.flexleiloes.com.br, que está recebendo o cadastramento e os lances. São ofertados 35 bovinos machos e fêmeas, distribuídos em seis lotes.
Safra Francesa de Maçãs Europeias chega ao Brasil
Está de volta em novembro uma grande campanha europeia de promoção da maçã francesa a ser realizada no Brasil, sob a iniciativa da Interfel – Interprofissional de Frutas e Legumes Frescos, organismo nacional francês, e da União Europeia. Intitulada “A Europa nunca é verde demais. Maçãs da França, boas para a terra, boas para você” visa a impulsionar o consumo da fruta e aumentar a notoriedade e atratividade das maçãs francesas junto ao consumidor e ao mercado.
Elanco mira mercado brasileiro de aquacultura
A Elanco Saúde Animal busca expandir sua atuação no mercado nacional da aquacultura, com focos na piscicultura e carcinicultura. Para o Brasil, a estratégia é adaptar o portfólio de aquacultura tropical, oriundo da aquisição da Bayer Animal Health, para os mercados de tilápia e camarão. “Temos duas soluções validadas em uso no Brasil: o Pond Plus, para a criação de tilápia e camarão, e o Pond DTOX, para o camarão. Além disso, em breve lançaremos uma terceira solução, voltada à melhoria do metabolismo das duas espécies”, diz Pedro Sbardella, gerente de marketing de Monogástricos Brasil da Elanco.