10 views 7 mins

AgroNews 09/10/2024

em Agronews
terça-feira, 08 de outubro de 2024

Pós-graduação para o mercado de vinhos e espumantes

Profissionais do segmento do vinho e do espumante podem ter acesso a um curso que nasce como um marco na educação do setor. Unindo teoria e prática, a Unisinos elaborou a pós-graduação “Estratégias, Inovação e Tendências Globais no Mercado de Vinhos e Espumantes”. A inovadora iniciativa já está disponível e conta com uma parceria inédita da instituição de ensino com a Salton. A união das marcas combina teoria acadêmica de ponta com a prática e a experiência direta da vinícola. Com 12 disciplinas e disponível no formato digital, a pós-graduação tem como principal objetivo capacitar enólogos, sommeliers, gestores e empreendedores a dominar as estratégias e inovações que definem o mercado global, preparando-os para se destacarem em um ambiente competitivo. “O curso permite que os alunos possam ver, em uma referência do setor, a materialidade de como os conhecimentos e competências ensinados são mobilizados de fato no mercado através das distintas narrativas de profissionais e gestores da Salton”, avalia Alexandre Pereira, coordenador do projeto Unisinos Performance (https://www.unisinosperformance.com.br/pos-curso/salton).

Projeto do Guima Café Conecta Jovens ao Campo

Preparar novas gerações para trabalhar no campo tornou-se um desafio considerável. Cada vez mais conectados à tecnologia e atraídos pelas oportunidades urbanas, muitos jovens se distanciam das práticas agrícolas essenciais. No entanto, iniciativas como o projeto Brotar, promovido pelo Guima Café, uma marca do Grupo BMG reconhecida por seus cafés especiais, demonstram que é possível reverter essa tendência. Criado em 2010, o projeto convida crianças e adolescentes de 6 a 12 anos da região de Varjão de Minas, Noroeste de Minas Gerais, para conhecer de perto todo o processo de produção do café, do plantio à colheita manual dos grãos em sua fazenda, em Varjão de Minas. Realizado semestralmente, o Brotar é voltado para as escolas da área rural da região. O objetivo é abordar a importância da cultura da cultura do campo, os métodos artesanais e o impacto desse trabalho para as futuras gerações. É uma forma de aproximar o Guima da comunidade.

Granja Faria celebra o Dia Mundial do Ovo com campanha especial de receitas

Em comemoração ao Dia Mundial do Ovo, celebrado neste ano em 11 de outubro, a Granja Faria, a maior produtora de ovos do Brasil, lança uma ação especial para destacar a versatilidade do ovo nas refeições diárias. Desenvolvida em parceria com a Agência Ritmo e a Fato Relevante, a campanha conta com uma série de vídeos exclusivos de receitas apresentadas pela influenciadora digital Flávia Sardão. O conteúdo será publicado ao longo da semana, com o tema “Em todos os momentos do seu dia”. A proposta da campanha é apresentar receitas práticas e rápidas, com poucos ingredientes, que valorizam o ovo como um alimento essencial e versátil. O foco é mostrar como a iguaria pode ser utilizada em diferentes refeições, desde o café da manhã até a sobremesa, sem renunciar a sabor e praticidade. Os vídeos seguem o formato dinâmico e descontraído das plataformas de redes sociais, como Instagram e TikTok, com uma linguagem visual moderna, inspirada no estilo do influenciador Arthur Paek (@arthurpaek), que aposta em ângulos informais e uma abordagem próxima ao público.

Palestra sobre colibacilose destaca impacto econômico da bactéria na avicultura

A colibacilose aviária, uma das doenças bacterianas de maior impacto para a avicultura, será destaque durante o Simpósio Matrizes, promovido pela FACTA nos dias 15 e 16 de outubro, em Chapecó (SC), com a palestra da médica-veterinária e professora da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ-USP), Terezinha Knöbl. A enfermidade, que afeta a produção avícola por meio de salpingite, onfalite, doenças respiratórias, celulite, artrite e sepse, tem gerado grandes perdas econômicas ao setor (https://eventos.facta.org.br/2024-simposio-matrizes/inscreva-se/).

Selo de Sustentabilidade por possibilitar que pequenos agricultores cultivem alimentos

A Aperam BioEnergia, por meio de seu programa inovador Raízes do Vale, celebrou esta semana uma conquista significativa e inédita ao se tornar a primeira empresa a receber o Selo de Sustentabilidade do Programa Aliança Ambiental Estratégica de Minas Gerais. Este reconhecimento, entregue durante o evento Imersão Indústria, na Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), destaca a importância do programa na promoção da agricultura familiar sustentável e no fortalecimento da segurança alimentar nas comunidades do Vale do Jequitinhonha (MG).

Treinamentos sobre a importância do uso seguro de defensivos agrícolas no Brasil

Dentre os programas de stewardship da IHARA, o Cultivida tem como objetivo conscientizar agricultores e trabalhadores rurais sobre boas práticas agrícolas, por meio de treinamentos e entregas de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), orientando a conformidade com a legislação e a segurança no campo. Os temas abrangem tecnologia de aplicação, gerenciamento da deriva, importância do uso de EPI´s, cuidados no preparo da calda, mitigação de riscos para polinizadores, interpretação de bulas, limites máximos de resíduos e destinação final de embalagens (https://www.ihara.com.br/).