O futuro do profissional do agronegócio é tema de webinar na FGV
No próximo dia 8 de novembro, a FGV promoverá o evento Empregabilidade: O mercado do Agronegócio e o profissional do futuro. Durante o webinar serão discutidos os desafios e as oportunidades do profissional do futuro no agronegócio. Em destaque, a revolução tecnológica gerando aumento da produtividade, demandas sociais e ambientais, e a busca das empresas por profissionais qualificados e capazes de lidar com as transformações tecnológicas. O mercado tem registrado muitas oportunidades, assim como tem percebido a escassez de perfis não só em setores técnicos, mas, também, em áreas para profissionais de diversas especializações. O webinar terá como palestrante o coordenador acadêmico da FGV, consultor de marketing e agronegócio, professor Marcelo Ramalho, e, como moderador, o coordenador da Graduação Online, professor Rodrigo Lamas (https://evento.fgv.br/checkout/ed6494cf-f1b9-4671-a5f0-5a2a277d73d8?i=31599543&lang=pt).
Vinícola Góes lança experiência com a temática Sensações Premiadas
A Vitivinícola Góes lançou até o dia 16 de dezembro a temática Sensações Premiadas, onde a empresa sorteará quatro viagens dos sonhos para a cidade natal – São Roque. Os vencedores terão toda a hospedagem e alimentações custeada pela vinícola. O ganhador e seu acompanhante, também receberão um exclusivo ingresso para a Vindima Góes 2023, festa em que é celebrada a colheita das uvas. O evento conta com ilhas interativas, wine bar, trilha ecológica, espaço de relaxamento envolto pela paisagem bucólica, almoço tipicamente português, espaço kids, entre outras atividades, além, é claro, da tradicional colheita das uvas nos parreirais e o ponto alto do passeio se dá quando todos fazem a pisa das uvas ao som de músicas típicas europeias, fazendo um resgate a tradição da elaboração do vinho. Para concorrer é fácil: basta o consumidor comprar um dos rótulos participantes e em seguida fazer o seu cadastro no site da promoção Sensações Premiadas, colocando seus dados pessoais e a nota fiscal da compra do produto. Promoção registrada pelo SECAP Nº 04.023140/2022 (https://sensacoespremiadas.com).
Com mais cinco lojas, Rech reforça atuação em Mato Grosso
A agricultura é uma atividade extremamente dependente de condições climáticas e, mesmo empregando as melhores técnicas de plantio, a cultura pode sofrer estresses no início do seu ciclo, que colocam em risco seu potencial produtivo. O plantio é um dos períodos de maior importância para a cultura da soja, pois é nesse momento que se determina o estabelecimento do estande, que irá refletir em altas produtividades. Para te auxiliar a minimizar esses estresses no começo do ciclo da soja, existem novas tecnologias que atuam diretamente na nutrição e fisiologia das plantas, melhorando seu desenvolvimento inicial.
Soluções de monitoramento com inteligência artificial
A Intelbras (INTB3), empresa brasileira com 46 anos de história, participa pela segunda vez da Fenatran, a maior feira de transporte rodoviário de cargas da América Latina, que acontece entre os dias 7 e 11 de novembro, em São Paulo (SP). A companhia vai apresentar um portfólio completo de soluções de rastreio e monitoramento, com destaque para lançamentos de gravadores veiculares, câmeras inteligentes e um software de gestão de frota (https://www.intelbras.com/pt-br/).
Novo aplicativo gratuito facilita gestão da atividade pecuária nas fazendas
Facilidade na execução de tarefas na fazenda e melhora na qualidade do produto final são dois dos principais objetivos que os pecuaristas buscam atingir no dia a dia. Com o avanço da tecnologia, novas alternativas surgem para este propósito. É o caso do aplicativo Congado, que centraliza a gestão das atividades da propriedade num único sistema, disponível de forma gratuita para celular e computador. O idealizador do projeto, Selmos Gressler, que é médico-veterinário e atua há mais de 30 anos na pecuária, aponta a necessidade por dados que a pecuária enfrenta como a principal razão para a produção de um aplicativo como o Congado (https://congado.com.br/?utm_source=Attuale&utm_medium=site&utm_campaign=site+congado).
Cresce a busca por iniciativas sustentáveis no agronegócio brasileiro
O agronegócio é responsável por cerca de 30% do PIB do Brasil e representa um setor crucial para o desenvolvimento econômico do país. Em paralelo ao crescimento do segmento, aumentam também as ações para manter a produção de alimentos e garantir a sustentabilidade do solo e meio ambiente. Responsável por fabricar e comercializar os lubrificantes Mobil™ no Brasil, a Moove, empresa global de lubrificantes e óleos básicos, conta com uma nova tecnologia para as bombonas de 20 litros da marca, que passam a ser produzidas com resina reciclada pós-consumo. A iniciativa contribui para a redução de plásticos no meio ambiente e garante a integralidade e qualidade do produto e da embalagem. De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o agronegócio fechou o primeiro semestre de 2022 com superávit de US$ 71,2 bilhões, um crescimento de 32,3% frente ao mesmo período do ano anterior. O cuidado com o meio ambiente está cada vez mais difundido no setor. Para assegurar a cadeia de fornecimento sustentável, grandes companhias passaram a estabelecer novas diretrizes para a compra de produtos.
Empresa de irrigação apresenta pivô a base de energia solar
A BAUER do Brasil em parceria com a WEG, Irricontrol, EFITEC Energia e a Irriga Cerrado organizaram um evento em Luís Eduardo Magalhães para apresentar inovações e soluções tecnológicas para maior eficiência energética e produtividade com projetos de irrigação com energia solar, o que viabilizará maior lucratividade e sustentabilidade para os produtores rurais da região. O evento contou a presença de 50 produtores rurais do Oeste da Bahia que puderam conferir as palestras ministradas por Rodrigo Parada, Co-CEO marketing e vendas da BAUER do Brasil, Helton Franco, CMO da Irricontrol e Carlos Andriolli, coordenador de vendas na Solar de Soluções para o Agronegócio da WEG. “A gente teve um evento muito positivo. Foi bastante produtivo compartilhar com os produtores as informações que o mercado de irrigação está trazendo”, diz Helton Franco, CMO da Irricontrol. O pivô movido a energia solar garante uma produção mais sustentável, e se torna uma alternativa para os produtores que não possuem acesso a energia elétrica conseguirem ter uma maior produtividade, segurança e sustentabilidade em suas propriedades.
Agricultores cooperados da Frísia no Tocantins investem em pecuária de corte
A cooperativa Frísia aderiu a uma das qualidades e forças tocantinenses: a pecuária de corte. A cooperativa, referência nacional em produção leiteira, tem cooperados que utilizam as áreas de lavoura para o gado de corte, produzindo de duas a três arrobas por safra, reduzindo custos, aumentando produtividade e elevando a rentabilidade do produtor. Atualmente, são 20 cooperados no Tocantins que aderiram à prática de lavoura-pecuária, com 12 mil animais, uma média de 2,5 a 3 animais por hectare. Eles ficam localizados em um raio de 250 km do município de Paraíso do Tocantins, onde a Frísia instalou seu primeiro entreposto no Estado. Especialista em Zootecnia da Frísia no Tocantins, Alex de Sousa Xavier explica que há muitas vantagens para o cooperado que aderir à pecuária de corte, destacando que a característica produtiva do Estado favorece o produtor em vários aspectos. “Tivemos demanda dos próprios cooperados agrícolas em criar gado, fazer a integração lavoura-pecuária. A Frísia, vendo a necessidade, contratou um zootecnista que dá andamento ao projeto, que consiste em fazer programações para aquisição dos produtos e assistência técnica”, conta o especialista.