360 views 7 mins

AgroNews 04/11/2023

em Agronews
sábado, 04 de novembro de 2023

AgroStart realiza Greatest Challenges para fomentar projetos inovadores

O AgroStart, plataforma de inovação aberta da Divisão de Soluções para Agricultura da BASF, apresenta dois desafios globais à comunidade de startups, cientistas e empreendedores. O objetivo é cocriar por meios inovadores para combater alguns importantes obstáculos que os agricultores têm atualmente, como o controle de nematoides e mensuração de dados foliares. O Greatest Challenges está aberto para participantes do Brasil e da América Latina e a inscrição pode ser feita até 30 de novembro. “Estamos vivendo um momento de virada na agricultura, onde a inovação é essencial para garantir que possamos atender às necessidades dos agricultores e das gerações futuras”, explica Mirella Lisboa, gerente de Inovação Aberta e da plataforma AgroStart para a América Latina da BASF. “Com estes desafios buscamos encontrar as mentes mais criativas e visionárias que possam nos ajudar a revolucionar a forma como enfrentamos os desafios agrícolas fundamentais.” (https://agriculture.basf.com/global/en/innovations-for-agriculture/agrostart/challenges.html).

Pesquisa traz dados inéditos sobre a criação de bezerras e novilhas leiteiras

Considerado o maior evento na área de criação de bezerras e novilhas leiteiras do Brasil, o Simpósio Alta Cria aconteceu na última quinta-feira (26/10), na cidade de Uberaba (MG). Ao longo do simpósio, que reuniu mais de 400 participantes, foram apresentados dados coletados em 140 fazendas de vários Estados. Mais de 42 mil bezerras foram analisadas, entre animais nascidos de julho de 2022 a junho de 2023 (desde o seu início, em 2017, o programa Alta Cria já analisou mais de 165 mil bezerras). Entre as informações divulgadas, chama a atenção o percentual de uso de sêmen sexado de fêmeas em novilhas, que é de 96%. Já a utilização de sêmen de corte nas vacas de leite para produzir animais mestiços para comercialização foi visto em 17% das propriedades. Dentre as fazendas pesquisadas, 26% dos criadores afirmaram adotar medidas de biosseguridade na maternidade. Já as doenças que mais acometem as bezerras são diarréia, doenças respiratórias e tristeza parasitária bovina. O percentual de mortalidade durante o aleitamento é de 5%, sendo que a maior parte (24%) aconteceu com animais que completaram duas semanas.

Inovações tecnológicas e novas tendências norteiam o futuro da indústria moageira

Em meio a uma renovação da cadeia do trigo, que passa por um momento desafiador por conta de fatores climáticos e geopolíticos, a edição comemorativa de 30 anos do Congresso Internacional da Indústria do Trigo reuniu mais de 520 pessoas em Atibaia (SP) entre os dias 25 e 27 de outubro, tendo como destaque em sua programação discussões sobre o mercado no Brasil e no mundo, além de uma nova geração entrando cada vez mais nos negócios envolvendo o cereal e questões relacionadas a ESG e inteligência artificial. Com foco no contínuo desenvolvimento do setor, o evento contou com a participação de importantes players da cadeia produtiva e com representantes do poder público, como o Presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), Pedro Lupion, que reforçou o compromisso com o segmento.

Manejo Biológico: Uma Estratégia Eficaz para os Desafios Climáticos

Uma pesquisa liderada pelo renomado consultor e Prof. Dr. Carlos Crusciol, da Unesp Botucatu, revelou uma descoberta inédita. O estudo investigou a capacidade da Biotecnologia Microgeo® em potencializar a qualidade do solo, reduzir a temperatura foliar e beneficiar o rendimento da cultura da soja. Os resultados revelaram um aumento na atividade de enzimas no solo, como a fosfatase ácida, além de um aumento na quantidade e na massa seca de nódulos nas raízes da soja e, uma melhor absorção de nutrientes pelas plantas.

Expo Mel Brasil acontece em 12 de novembro na Praça Oswaldo Cruz

A Praça Oswaldo Cruz – localizada na região da Avenida Paulista, um dos principais cartões-postais da cidade – receberá um evento inédito no dia 12 de novembro (domingo), das 10h às 18h: a Expo Mel Brasil. Promovida pela ONG Instituto Ajude o Pantanal Oficial, que atua no combate à fome e a pobreza e tem como missão impactar vidas com as construções de moradias em terras indígenas no Pantanal em Mato Grosso do Sul, a feira contará com 15 produtores de mel em prol da Apicultura e Meliponicultura de diferentes regiões do Brasil (https://www.instagram.com/expomelbrasil/).

Fertilizante gera menor emissão de gases de efeito estufa 

Uma pesquisa inédita apontou que a intensidade de emissão de Gases de Efeito Estufa (GEEs) por tonelada de milho produzido foi 34% menor com o uso do fertilizante Excellen em relação a colheita realizada com ureia convencional. O estudo foi desenvolvido pela Mosaic Fertilizantes, uma das maiores produtoras globais de fosfatados e potássio combinados, em parceria com a consultoria Delta CO2, em Piracicaba (SP). O objetivo foi avaliar a produtividade, a emissão dos GEEs (CO2, CH4 e N2O) e as perdas por volatilização de amônia (NH3) em uma lavoura de milho com aplicação de diferentes fertilizantes nitrogenados em cobertura.