32º Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso
O Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso chega à sua 32ª edição e revela os produtores e as regiões brasileiras que são destaque no saboroso e sustentável universo do café illy. O grande destaque da noite vai para o Estado de Minas Gerais, de onde saíram os três primeiros grandes vencedores da edição, que receberam diplomas e cheques no valor de R$ 10 mil cada um: Luis Manuel Ramos Fachada M. da Silva (Chapada de Minas), Raimundo Dimas Santana Filho (Matas de Minas) e São Mateus Agropecuária (Cerrado Mineiro). Eles ganham também uma viagem ao exterior para participar do 8º Prêmio Internacional de Café Ernesto Illy, que reúne em disputa os 27 cafeicultores selecionados de 9 países que fornecem grãos para a illycaffè (http://illy.com.br/).
Dados da agropecuária brasileira já podem ser consultados em aplicativo
Os dados do Observatório da Agropecuária Brasileira estão na palma da mão. Por meio do aplicativo ficou ainda mais fácil acessar todas as informações da agropecuária brasileira em dispositivos móveis como celulares e tablets. O app pode ser baixado gratuitamente. O aplicativo mobile, disponível em sua primeira versão para sistema operacional Android, traz um conjunto de informações consolidadas de todos os painéis existentes no Observatório web: agricultura familiar, agropecuária sustentável e meio ambiente, aquicultura, assistência técnica, assuntos fundiários, comércio exterior, crédito rural, fertilizantes, indicações geográficas, pecuária, produtos agrícolas, recursos hídricos, solos (Pronasolos), zoneamento agrícola de risco climático e indicadores.
Inscrições para a Thaifex-Anuga Asia, na Tailândia, vão até o dia 18 de março
Cooperativas, agroindústrias e empresas brasileiras do setor alimentício poderão participar da Missão Comercial à Tailândia por ocasião da feira Thaifex-Anuga Asia 2023, que acontecerá entre os dias 23 e 27 de maio deste ano, em Bangkok. As inscrições irão até o dia 18 de março de 2023 e podem ser feitas no link (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf8usNqI-S8VGShh6_dHkxuiSFluAcdERtkHfK0TlnxQQLH1Q/viewform). O Pavilhão Brasil é coordenado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e com apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
Simcafé recebe soluções e tecnologias da FMC
Entre 6 e 8 de março, a FMC, empresa de ciências para agricultura, participa do Simcafé, maior evento do agronegócio para o café da Alta Mogiana. Na ocasião, a indústria apresentará seu portfólio completo de produtos químicos e biológicos para os cafezais (fmc.com ou fmc.com.br).
Projeções iniciais apontam manutenção de recorde de trigo para a safra paulista em 2023
A primeira reunião de 2023 da Câmara Setorial do Trigo de São Paulo, realizada em Paranapanema (SP) no dia 01 de março, destacou as projeções iniciais de manutenção de volume de safra para o trigo paulista, as oportunidades e desafios que serão encontrados ao longo do ano no cenário do cereal a nível nacional e mundial, além de abordar a questão do melhoramento genético do grão como estratégia para que os produtores do estado alcancem melhores resultados de produtividade e qualidade.
Atvos inicia segunda turma de jovens aprendizes PcD em Mato Grosso do Sul
A Atvos, uma das maiores produtoras de etanol do país, vem desenvolvendo uma série de iniciativas para tornar o setor sucroenergético cada vez mais plural. Hoje, dia 1º de março, foi realizada a aula inaugural da segunda turma de jovens aprendizes formada exclusivamente por pessoas com deficiência (PcD) em Mato Grosso do Sul. A qualificação é gratuita e formará 16 alunos, todos residentes de Glória de Dourados (MS), como assistentes administrativos. Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso do Sul (SENAI/MS), a capacitação conta com 800 horas de aulas teóricas e práticas, cujas atividades acontecerão na Unidade Eldorado da Atvos, localizada em Rio Brilhante (MS). A conclusão do curso está prevista para setembro de 2024.