Em mais um passo para a recuperação do negócio, a Agrogalaxy (AGXY3) garantiu a retomada de uma de suas fontes de recursos para financiar a venda a prazo aos produtores rurais. Isso é possível após a empresa, uma das principais varejistas do setor agrícola do país, fechar um acordo com o fundo de investimentos em direitos creditórios (FIDC) Terra Magna e seus investidores para a volta da operação de descontos de recebíveis.
Neste FIDC, a AgroGalaxy antecipa com o fundo os recursos que a companhia tem a receber de produtores rurais e que estão formalizados em títulos de crédito, como uma CPR (Cédula de Produto Rural). O risco de crédito aos investidores do Terra Magna é do produtor rural e não da AgroGalaxy.
Esse fundo é exclusivo para recebíveis da AgroGalaxy e estava sem realizar desconto de recebíveis desde setembro, quando a companhia entrou com o pedido de recuperação judicial. Por essa razão, possui liquidez para novas operações.
O executivo Luiz Conrado Sundfeld, CFO e diretor de Relações com Investidores da AgroGalaxy, explicou que a medida é importante para oferecer aos clientes opções de financiamento. Já é possível fazer vendas a prazo com vencimento em outubro de 2025.
“O objetivo é aproveitar essa liquidez do FIDC para financiar a nossa operação”, explica.