O Sebrae Rio levou 15 expositores do Médio Paraíba, Região Serrana e Noroeste Fluminense ao Festival do Café, no Museu da República, para apresentar e vender cafés especiais. Ao longo de dois dias, passaram mais de 20 mil pessoas, que contribuíram para um aumento de 10% no faturamento para esses empreendedores, em comparação ao fim de semana anterior.
“O consumidor fluminense desconhece a capacidade e qualidade de produção do café do seu estado. Por percebermos um aumento na procura de cafés especiais e na dificuldade dos players se encontrarem, criamos agendas que pudessem conectar os produtores de cafés especiais e os clientes intermediários e os finais. O Festival de Café vai oportunizar condições de acesso a novos mercados, já que os produtores selecionados possuem produtos diferenciados” destaca Marceli Angelo, analista do Sebrae Rio.
Outras iniciativas
O Sebrae Rio vem atuando em iniciativas para abertura de novos mercados para os cafés especiais fluminenses. No último mês, a instituição realizou o Cupping Day, evento que promoveu aproximação comercial entre cafeicultores e empresas de torrefação por meio da análise física e sensorial de lotes de cafés especiais. Durante a iniciativa, foram vendidas 15 sacas de café e outras entraram em fase de negociação.