O mercado de alimentos e bebidas do Canadá está vivenciando um crescimento significativo, com projeções otimistas para os próximos anos. De olho nas oportunidades, exportadores brasileiros irão integrar a comitiva organizada pela Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC) que participará da Sial, a maior feira do setor na América do Norte, que acontecerá de 15 a 17 de maio em Montréal.
De acordo com dados copilados pela Marketline, o setor de alimentos e bebidas do Canadá movimentou US$ 101,95 bilhões em 2022 e a expectativa é atingir US$ 145,40 bilhões até o final de 2024. A taxa média de crescimento anual é de 5,41% entre 2024 e 2028 e reflete a dinâmica positiva do segmento.
A projeção para o volume de alimentos comercializados no país deve alcançar 28,53 milhões de toneladas até 2028, com um aumento de 3,8% já previsto para 2025. Este avanço é impulsionado pela diversidade de preferências alimentares dos consumidores canadenses, impactadas pela amplitude de origens dos imigrantes no país.
As tendências de consumo refletem ainda o alto poder de compra e a busca por qualidade por parte dos consumidores. Produtos que priorizam sustentabilidade e praticidade têm ganhado destaque e tendem a moldar o futuro do mercado alimentar do Canadá.
Sorbet de açaí, chocolate, café, condimentos, polpa congelada, açúcar, energético natural, castanhas, mel e própolis, mate e probióticos, azeite de oliva, uva, limão, abacate, gengibre, suco concentrado de acerola e carne bovina são algumas das apostas de exportadores brasileiros para cativar o paladar canadense.
Esses produtos estarão presentes no pavilhão que a CCBC está organizando e integram a estratégia de fomentar negócios com compradores do mundo todo. Entre algumas empresas participantes, destaque para: Juçaí, Gaudens, ADKO Indústria, Onniprezensa, Açaí Motion, Floema, Abufari, Lamberhoney, Annora Alimentos, Fazenda Serra dos Tapes, Fazenda Domingos e Rodrigues, Farmer Agrícola, Frutas Agrivale, NutriBotanica, Flor da Aurora e Tamarindo Melo Carnes Premium, entre outras.
Na edição de 2023, a Sial atraiu mais de 20 mil compradores internacionais que tiveram contato com cerca de 1 mil expositores de 44 países, com potencial para diversos segmentos, incluindo frutas, alimentos, verduras, bebidas e carnes em geral (https://ccbc.org.br/).