266 views 37 secs

Menos burocracia e prazos menores para financiamentos

em Agronegócio
sexta-feira, 10 de novembro de 2023

Entre as dificuldades para se obter crédito rural no Brasil, a complexidade burocrática é uma das mais comuns. Extensa lista de documentações, requisitos de garantia, avaliações de risco, pouco acesso a informações, entre outros fatores, trazem lentidão para a aprovação de financiamentosa. A pesquisa realizada em março de 2023 e divulgada em outubro pela McKinsey & Company com produtores brasileiros sobre crédito rural, destaca critérios de escolha de instituições financeiras.

Além de melhores taxas, os agricultores buscam pouca burocracia (52%) e menores prazos de disponibilização dos recursos (49%). A amostragem da pesquisa contou com 100 produtores rurais de quase todas as regiões do País, excluindo-se a Norte, que realizam os mais variados tipos de atividade agrícola.

Nesse cenário, ganham destaque as fintechs agrícolas, que atuam nesta dor com a proposta de valor de otimizar, com tecnologia, todo o processo de crédito financeiro. Para Alex Kalef, diretor executivo da AgroPermuta, empresa desse segmento fundada em 2020, apesar da etapa de documentação necessária ainda não ser 100% digital, é possível tornar o processo mais dinâmico e com isso reduzir prazos.