109 views 3 mins

Inovação educativa e cultura contribuem para o mercado de trabalho

em Agronegócio
quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025

No dia 25 de fevereiro foi celebrado o Dia do Agronegócio, data que homenageia um dos setores mais importantes para a economia brasileira. De acordo com o estudo do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada – CEPEA/Esalq/USP e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a participação do agronegócio no PIB brasileiro foi de cerca de 21,8% em 2024. Além disso, a Confederação avalia que o avanço do PIB pode chegar a 5% em 2025 e será impulsionado pelo aumento da produção primária agrícola, com destaque para os grãos, e pelo crescimento da indústria de insumos e da agroindústria exportadora.

Nesse sentido, a Yabá Consultoria, empresa especializada em ESG e projetos socioculturais, tem desempenhado um papel importante no apoio ao agro brasileiro. A empresa tem desenvolvido projetos inovadores destinados aos jovens que integram cultura e educação para despertar o interesse na formação de jovens para o mercado de trabalho.

Um dos desafios do agronegócio é a contratação de mão de obra especializada, principalmente de jovens. Nesse sentido, a Yabá Consultoria tem se dedicado a transformar temas complexos do setor em projetos socioeducativos e culturais que apresentam e informam os desafios das empresas de forma lúdica e inspiradora, apresentando as oportunidades do mercado para este público.

“Dialogar com os jovens é um desafio. Há uma dispersão por conta do excesso de informação e tecnologia e há também muita desinformação sobre o agronegócio. Para atrair mão de obra qualificada no futuro é fundamental dialogar de forma leve, abordando como o setor atua positivamente nos temas relativos à sustentabilidade, impactos ambientais e o que o setor precisa para crescer. Nesse sentido, exposições e iniciativas culturais e educacionais inovadoras criam um diálogo, uma ponte entre o público mais jovem e o setor”, explica Andrea Moreira, CEO da Yabá, que há 25 anos é especialista na área de Sustentabilidade com olhar para o desenvolvimento sócio-territorial.

Nos últimos anos, a Yabá tem se dedicado a levar aos jovens informações sobre a biotecnologia e o impacto do melhoramento genético das plantas, informando a importância dos jovens profissionais para a segurança alimentar o planeta, uma vez que de, acordo com a ONU, será necessário aumentar em 60% a produção de alimentos para sustentar os 9.7bilhões de habitantes.