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Estratégias de Marketing Digital no Agronegócio

em Agronegócio
sexta-feira, 22 de setembro de 2023

Ricardo Martins (*)

O agronegócio, vital para a economia global, também está embarcando na jornada de inovação com a crescente incorporação do marketing digital nas estratégias do setor, monitorar e avaliar sua eficácia tornam-se imperativos para sua realização.

Para isso, uma variedade de ferramentas e métricas estão disponíveis. Entender sua aplicabilidade e relevância é essencial para garantir o retorno sobre o investimento e otimizar a tomada de decisões.

Como especialista em Marketing Digital e Agromarketing, avalio algumas ferramentas como sendo primordiais para a mensuração e acompanhamento dos resultados. O Google Analytics, ferramenta gratuita do Google, é sem dúvidas uma das ferramentas mais populares, ela permite rastrear o tráfego de um site e analisar o comportamento do usuário. No contexto do agronegócio, pode ajudar a compreender quais informações sobre produtos ou técnicas agrícolas são mais buscadas, auxiliando na segmentação do público-alvo.

Já SEMRush e Niara são focadas em SEO (Search Engine Optimization), estas ferramentas são vitais para empresas do agronegócio que desejam ser facilmente encontradas em motores de busca. Permitem analisar palavras-chave mais relevantes, posição no Google entre a empresa e concorrentes e criação de conteúdo otimizado.

Plataformas de automação de marketing, que integram diversas funcionalidades, desde o gerenciamento de leads até a análise de campanhas de email marketing. Ao adotar essas tecnologias, as empresas do setor não só podem melhorar sua eficiência operacional, mas também estabelecer relacionamentos mais profundos e significativos com seus clientes, garantindo sustentabilidade e crescimento no longo prazo.

Em relação às métricas mais relevantes posso destacar o tráfego do site, é um indicador básico, porém crucial, pois permite entender o volume de pessoas que estão acessando o conteúdo relacionado a produtos ou serviços, seja ele sobre maquinários, técnicas agrícolas ou tendências de mercado.

Outra métrica pouco conhecida pelos gestores de empresas é a taxa de rejeição do site, nada adiante ter um site com muitas visitas se os usuários saem do site sem visitar nenhuma página ou executar uma ação.

Além disso, é importante analisar a taxa de conversão dos leads, assim é possível entender se o público que chega ao site é o público-alvo ou não. Entender o percentual e a capacidade de conversão do público pode ajudar a orientar melhor as estratégias de aquisição e também de comunicação do site.

No agronegócio, onde as transações frequentemente envolvem valores elevados, como na venda de maquinário ou insumos, manter o Custo de Aquisição de Cliente (CAC) saudável é crucial. Medir a eficácia das estratégias ao transformar visitantes em clientes, ou seja, quanto de investimento é necessário para trazer um cliente e manter o negócio rentável.

Depois disso tudo, chegamos ao final. Analisar a quantidade de negócios fechados que as estratégias de marketing alcançaram. Assim, é possível analisar o custo efetivo das ações, da equipe e fornecedores. Avaliando então as possibilidades de melhoria, ajustes ou aumento do investimento, garantindo a sustentabilidade das campanhas.

As estratégias de marketing neste setor devem ser cuidadosamente planejadas e, mais importante, monitoradas com precisão. As ferramentas e métricas destacadas por mim aqui neste artigo são apenas a ponta do iceberg, elas representam um ponto de partida robusto para empresas que buscam solidificar sua presença digital e garantir a competitividade em uma era cada vez mais conectada.

(*) Especialista em marketing digital, é graduado em Marketing pela Escola Superior Cândido Mendes, no Rio de Janeiro, e concluiu o Master em Marketing pela ESPM, em São Paulo.