A compra de um trator é um investimento significativo, especialmente para os pequenos e médios agricultores. O planejamento cuidadoso é essencial para garantir que essa aquisição atenda às necessidades da propriedade. Este tipo de abordagem estratégica pode ajudar a maximizar o retorno sobre o valor investido e a contribuir para a eficiência das operações agrícolas.
Para o coordenador de Vendas/Marketing da Agritech, Cesar Roberto Guimarães de Oliveira, o primeiro passo é avaliar as necessidades. “É preciso identificar as tarefas específicas que o trator realizará na propriedade. Isso inclui considerar o tipo de solo, tamanho da área a ser cultivada, operações de aragem, colheita, transporte e outras atividades da lavoura”, recomenda.
Nesta fase inicial de planejamento, conversar com agrônomos, consultores agrícolas ou outros agricultores experientes pode ser fontes de conhecimento compartilhado sobre as melhores opções de tratores para as condições específicas da propriedade.
“Importante também levar em consideração as condições climáticas locais da lavoura e o calendário de safras ao planejar a compra. Isso inclui não apenas o custo inicial do trator, mas também despesas associadas como implementos, seguro, manutenção, além do treinamento de operadores”, comenta Oliveira.