180 views 2 mins

Análise biológica de solo impulsiona a agricultura regenerativa

em Agronegócio
sexta-feira, 17 de novembro de 2023

Durante décadas de produção agrícola pouca atenção foi dada à saúde do solo, resultando assim em um elevado número de áreas degradadas. A partir de 1970, essa história começou a mudar com o advento do Sistema Plantio Direto (SPD) e o método mais conservacionista de trabalhar a terra ajudou a recompor a estrutura física das áreas, reduzindo o impacto da atividade no meio ambiente. Mais recentemente um outro importante passo vem sendo dado, com o advento da agricultura regenerativa. Com isso, tão importante quanto conservar o solo, passou a se conhecer seus detalhes e características para assim ser ainda mais assertivo e sustentável no manejo e aplicação de produtos na lavoura.  

Para ajudar a acelerar ainda mais esse processo com soluções que permitam ajustes no manejo para alavancar a produção agrícola, a Superbac, empresa pioneira em biotecnologia, disponibiliza o Databac. A plataforma de serviços em análises biológicas de solo é uma ferramenta que usa como referência o Smartdata, um banco de dados composto por análises de microbiomas e pelas bioanálises de solo (BioAS).

O Smartdata reúne informações próprias de mais de 400 cidades brasileiras com foco no cultivo de soja, milho, cana, café e trigo. Segundo Leonardo Alves, doutor em genética e biologia molecular e coordenador de pesquisa, desenvolvimento e inovação da Superbac, nos últimos seis anos a empresa vem fazendo esse detalhado mapeamento dos solos agrícolas do Brasil. As pesquisas reuniram dados de mais de 3.000 microbiomas, além de 100 mil sequências de DNA de bactérias, 10 mil análises de fertilidade e ainda outros 2.000 mil indicativos de enzimas do solo.

“Oferecemos uma análise completa de fungos, bactérias e enzimas. Traçamos ainda um comparativo com a produtividade e com a composição esperada de microrganismos nos solos, com leituras mais próximas da realidade do produtor, facilitando a avaliação da qualidade das propriedades”, destacou.