O Agro Innovation Week (AIW), que acontece de 17 a 22 de outubro, em Ribeirão Preto (SP), é organizado pela Arara Seed, BioEnergy Hub e Treesales, nomes que fazem parte de um ecossistema que vivencia e investe em empreendedores que estão construindo agtechs responsáveis por transformar o agronegócio no Brasil e o mundo. O evento apresenta a inovação no agronegócio a um público diversificado de profissionais, pesquisadores, empreendedores, startups, empresas do setor, investidores e estudantes, que juntos compartilham uma paixão e um interesse profundo em explorar o potencial ilimitado da tecnologia e da sustentabilidade do agro.
Na ocasião, o AIW visa transformar o cenário do agronegócio por meio de uma abordagem inovadora e colaborativa. A programação consiste em apresentar uma série de painéis setoriais sobre o futuro do agro; abordar novas tecnologias com foco em sustentabilidade e eficiência no segmento, além de estratégias de captação de investimentos; mostrar inovações e tendências em soluções financeiras, cultura da inovação e oportunidades na transformação digital. Além dos painéis e palestras, as agtechs terão a oportunidade de apresentar suas soluções e tecnologia (através do pitch). Também, o evento traz em sua programação um hackathon – uma maratona de programação em tradução livre, voltado ao agronegócio: o Agro Hacka.
Agro Hacka: hackathon do agronegócio
Nos últimos três dias, o AIW conta com a operação da QuikDev para realizar o Agro Hacka, uma maratona colaborativa em que as equipes participantes têm a oportunidade de transformar suas ideias em startups e ainda serem premiadas. O desafio é solucionar dores da cadeia do a gronegócio de temas específicos preparados pela organização do evento. Como principal público-alvo o Agro Hacka reunirá profissionais e estudantes de programação, designer, administração e interessados em inovar no agronegócio (https://www.agroinnovationweek.com.br/).