Eliana Dutra (*)
Nesse novo milênio, o que é ser um líder? O que ele faz, que os outros não realizam? E o que não faz, que os outros colocam em prática?
Kenneth Blanchard, autor de diversos livros sobre liderança e motivação disse, em uma de suas palestras, que: “Não existem líderes naturais”. Eu, pessoalmente, concordo. Acredito que os chamados “líderes naturais” são autoritários e com sede de poder que não se encaixam no perfil exigido atualmente pelo mercado, que tem sede de inovação e mudança, para comandar uma organização e/ou equipes.
Nesse contexto, questões como a busca pelas melhores técnicas, a forma adequada para colocá-las em prática, sua importância para a companhia e seus colaboradores, estão diariamente na pauta do dia das empresas. E é nesse cenário que surge a figura do Líder Coach, como um elemento transformador nas relações do ambiente organizacional.
E afinal, o que ele teria de diferente dos gestores atuais? O Líder Coach, é o gestor do futuro, porque ele sabe que desenvolver pessoas é a solução, sustenta uma visão de mundo que é benéfica para a empresa, sabe comunicar esta visão de forma inspiradora para sua equipe e entende que seu papel é ser o coach, o mentor, o treinador.
E, assim, desenvolve um modelo de gestão participativo e integrador, baseado em confiança. Para isso, ele não oferece soluções ou repostas prontas e já testadas, mas se comunica usando muitas perguntas abertas para estimular a reflexão de cada membro da equipe no que diz respeito aos seus valores, habilidades, metas e competências que necessitam ser aprimoradas.
Este é um tipo de liderança que surge para suprir a necessidade de um mercado em constante transformação, no qual o foco é de não só levar a organização para um novo patamar de resultados como também de torná-la um espaço de desenvolvimento de talentos.
A atuação do Líder Coach alinha as metas e valores pessoais da equipe com as metas e objetivos da empresa. Definitivamente, esse profissional chega para desempenhar um papel transformador, influenciador e estratégico nas organizações, mostrando assim que esse novo tipo de liderança veio para ficar.
(*) É CEO da ProFitCoach e primeira Master Coach Certified pela ICF da América do Sul.