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Por uma nova Cultura Urbana

em Artigos
sexta-feira, 28 de julho de 2017

Arthur Parkinson (*)

Precisamos repensar a nossa cultura de gestão das cidades brasileiras.

Diante dessa convicção a Comissão da Indústria Imobiliária (CII) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em parceria com o Senai, colocou à disposição do setor e do país o projeto “Por uma Nova Cultura Urbana”, visando estimular as cidades para que elaborem seus Planos de Desenvolvimento Estratégico (PDE) considerando ações de longo prazo com foco nos cidadãos.

Hoje, no Brasil, temos a paralisia das práticas de longo prazo, na medida em que as ações se resumem a apagar incêndios. A maioria das cidades está como um navio em direção a um iceberg. Para começar as transformações nas cidades, é preciso querer mudar, quebrar paradigmas e, a partir de então, colocar as ações em andamento.

O projeto “Por Uma Nova Cultura Urbana” considera este primeiro passo uma ação de mobilização da sociedade na constituição do Conselho Guardião, que reúne os mais diferentes atores locais para pensar o futuro da cidade em que vivem. Esta visão de futuro pode ser consolidada num Plano de Desenvolvimento Estratégico – PDE, considerando todos os aspectos necessários que trarão sustentação e prosperidade a partir do momento em que as receitas forem maiores que as despesas, gerando excedentes que devem ser continuamente investidos na melhoria dos serviços prestados pela cidade aos cidadãos.

Feito com o apoio do Secovi-SP e com autoria do Instituto Jaime Lerner, o projeto reforça que o bom planejamento vai além de considerar o cenário atual. Ele possui uma visão de futuro, considerando um horizonte de pelo menos 25 anos, e aborda temas estratégicos que envolvam a sociedade para o desenvolvimento urbano.

Em meio às condições a serem superadas, é preciso definir a estratégia que identifique a vocação da cidade, alinhada sempre ao crescimento econômico local e regional, direcionando os recursos obtidos de forma correta em obras e ações nem sempre visíveis e politicamente chamativas, porém extremamente benéficas a longo prazo.

O Projeto elaborou duas publicações que estão disponíveis para download no site da CBIC: O Caderno de Referências e o Guia Ilustrado. O conteúdo destas publicações revela que existem alguns temas que são considerados fundamentais para um bom planejamento, como Sustentabilidade, Mobilidade e Identidade. A Sustentabilidade reduz o desperdício de tempo, energia e recursos.

A Mobilidade gera uma aproximação de destinos multifuncionais, onde um bom sistema de transporte é essencial. Já a Identidade motiva uma coexistência de diversas culturas, o que agrega socialmente e gera qualidade de vida urbana, envolvendo autoestima, sentimento de pertencimento e convívio harmônico.

Com base em um diagnóstico e planejamento assertivo, é possível adquirir a sustentação econômica, gerando excedentes financeiros que devem ser aplicados na melhoria dos serviços oferecidos e prestados pela cidade, aumentando constantemente o seu grau de atratividade e incrementando seu valor. E novamente esse aumento gerará mais excedentes financeiros, que devem ser continuamente aplicados na melhoria dos serviços urbanos, e assim criando um círculo virtuoso onde o foco são as pessoas.

(*) – É arquiteto e coordenador da área de Desenvolvimento Urbano da Comissão de Indústria Imobiliária (CII/CBIC) e colaborador da FIABCI-BRASIL.