As vendas do setor supermercadista em novembro tiveram um crescimento que o setor não via desde antes do início da crise de consumo, surgida no segundo semestre de 2014.
Segundo a Abras, o setor teve crescimento real de 5% nas vendas no período na comparação com igual mês no ano anterior, o maior desde abril de 2014, quando as vendas subiram 10,3% na comparação anual.
Considerando apenas o mês de novembro, a última vez que o crescimento real superou os 5% foi em 2013. Em novembro daquele ano, as vendas subiram 9,78% em termos reais ante mesmo mês do ano anterior. Após ter registrado perdas reais no primeiro semestre, o setor de supermercados começou a esboçar uma tendência mais positiva de vendas a partir de julho. Nos últimos meses, o desempenho vem sendo ajudado ainda por uma desaceleração da inflação de alimentos.
Em novembro, os preços de alimentos tiveram queda de 0,2% na comparação com outubro, de acordo com o IPCA, enquanto o indicador geral apresentou crescimento de 0,18% na mesma comparação. Após o resultado das vendas em novembro surpreender positivamente o setor, a Abras já admite que o resultado do ano pode ficar acima da projeção da entidade, que é de crescimento ente 1% e 1,2% em 2016 ante 2015. Nos onze meses do ano até novembro, a alta real é de 1,51% (AE).