Eduardo Shinyashiki (*)
Estamos perto do fim de 2016! Além da organização das festas, normalmente esse é o período em que as pessoas se dedicam para colocar as finanças em ordem e planejar as férias e o próximo ano.
Todas essas coisas são importantes, mas há algo extremamente preciso nessa época, que muitas pessoas deixam de lado: a organização da mente.
Quem não chega aos últimos meses do ano cansado, com a cabeça cheia de reflexões sobre o ano que fica para trás e ansioso sobre o que está por vir?
É uma mistura de sensações positivas e negativas que varia de indivíduo para indivíduo, mas normalmente inclui alívio, satisfação, alegria, medo, ansiedade, frustração, entre muitas outras.
Por isso, independente do estado atual, neste período é preciso diminuir o ritmo, desacelerar o pensamento e reorganizar a mente para vivenciar tudo de maravilhoso que 2017 pode oferecer. Fazer uma análise produtiva sobre alguns pontos do ano que se encerra pode ajudar a enxergar as nossas deficiências e acertos no quesito realização, fazendo-nos compreender melhor os acontecimentos para redirecionar nossas atitudes e pensamentos em busca de novas conquistas. Separei seis itens que podem ajudar na realização desta autoanálise. Veja:
. Propósitos: pergunte para si mesmo o que efetivamente realizou dos propósitos estabelecidos no início do ano;
. Ações: verifique quais ações funcionaram e quais não deram certo na conquista dos objetivos;
. Foco: analise suas metas e verifique se elas permanecem no próximo ano. Caso elas não façam mais parte dos planos, redirecione o foco;
. Competências: identifique quais conhecimentos precisam ser aprimorados e quais as competências e aptidões a serem fortalecidas para a conquista dos antigos ou novos objetivos;
. Pensamento: pense sempre no seu objetivo e imagine como será quando ele for alcançado. Isso ajuda a fixa-lo na mente e evita eventuais desânimos em relação aos desafios encontrados no percurso;
. Acertos: mesmo que algo não tenha saído como previsto, em muitas coisas com certeza você acertou. Relembre esses acertos e comemore os resultados conquistados.
Por meio dessa análise, você perceberá que é possível traçar – de novo e de forma diferente – os melhores caminhos para a realização de sonhos, metas e planos. Consciente disso, a sua mente irá relaxar e você estará pronto para construir o 2017 que você merece!
(*) – Palestrante, consultor organizacional, conferencista nacional e internacional e especialista em Desenvolvimento das Competências de Liderança aplicadas à Administração e Educação (www.edushin.com.br).