O Índice Nacional de Confiança (INC), da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), registrou 70 pontos em junho, alta de 4 pontos em relação a maio.
Embora seja o seu segundo avanço consecutivo, o indicador ainda se encontra no campo pessimista. A escala do INC vai de zero a 200 pontos, na qual o intervalo entre zero e 100 representa o campo do pessimismo e, de 100 a 200, o campo do otimismo.
Na comparação com junho do ano passado, o índice de confiança caiu 30 pontos. Nos últimos meses, as quedas nas comparações anuais eram maiores, superando os 30 pontos. “Essa melhora pode decorrer das mudanças políticas e das diretrizes da nova equipe econômica”, diz Alencar Burti, presidente da ACSP e da Facesp.
Entre as classes socioeconômicas, as classes A e B foram as que apresentaram maior elevação na confiança, marcando 62 pontos em junho, um salto de 10 pontos frente a maio. Já o INC da classe C ficou praticamente estável, com 69 pontos, 1 a mais do que em maio. Nas classes D e E, a confiança cresceu 2 pontos, registrando 77 pontos em junho (AE).