93 views 2 mins

CNBB volta a criticar aborto em caso de microcefalia

em Destaques
quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

O presidente da CNBB, dom Sérgio da Rocha, voltou a criticar ontem (10) o aborto em casos de microcefalia de bebês, causada pelo vírus Zika.

“O aborto não é resposta para o vírus Zika, nós precisamos valorizar a vida em qualquer situação ou condição que ela esteja. Menos qualidade de vida não significa menor direito a viver ou menos dignidade humana”, disse.
O combate ao vírus Zika, para dom Sérgio, deve ser feito ao mesmo tempo, combatendo outras enfermidades provocadas pelo Aedes Aegypti, como dengue e Chikungunya. A intensa circulação do vírus no Brasil e a possível associação da infecção em gestantes com casos de microcefalia reacendeu o debate sobre o aborto no país.
Na semana passada, a CNBB já havia se manifestado sobre o tema, lamentando que “alguns julguem que a solução para esses casos seja o aborto de bebês com microcefalia” e que isso representa total desrespeito ao dom da vida e às pessoas com algum tipo de limitação, apesar de entender a extrema gravidade da situação vivida por gestantes em todo o país. Por outro lado, no Brasil, um grupo composto por advogados, acadêmicos e ativistas prepara uma ação, a ser entregue ao STF, que cobra o direito de interromper a gravidez em casos em que a síndrome for diagnosticada nos bebês (ABr).