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Tecnologia 29/10/2015

em Tecnologia
quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Muito além da publicidade para vender mais

Entenda como se aproximar do consumidor através de canais digitais e garantir um relacionamento que renda bons frutos no varejo

 Mobile-Frenzy temporario

Paulo Gastão (*)

Crise é oportunidade. Apesar do pessimismo que permeia períodos como o que vivemos atualmente no Brasil, essa é a hora de buscar saídas inteligentes em um momento em que empresas têm menos dinheiro para investir e precisam vender mais. A aposta em novas alternativas além da mídia tradicional, pode ser a chave para campanhas bem-sucedidas no varejo, quando a necessidade de retorno é grande e as tendências apontam cada vez mais para uma comunicação digital e teclada.

Segundo uma pesquisa do IBGE, há 190 milhões de aparelhos celulares no Brasil, quase um para cada pessoa, e mais de 40 milhões desses usuários se comunicam por SMS. Em um momento em que o smartphone se tornou praticamente uma extensão das pessoas concentrando toda a comunicação – ligações, sms, whatsapp, redes sociais e email -, me parece lógico aproveitar esses recursos e esse momento para se comunicar com os consumidores de maneira direta, personalizada, interativa e que garanta mais resultado com menor investimento.

O primeiro passo para esse tipo de operação é focar na otimização da base de dados dos clientes. É necessário que os lojistas entendam a importância de atualizar seus cadastros e fazer realmente um CRM com dados dos canais digitais como email e celular, criando assim um possível link online com o cliente e trabalhando estratégias adequadas e de baixo custo que atinjam efetivamente o público-alvo. A base pode incluir histórico de compras e pagamentos para que, em um segundo momento, seja feita a segmentação da comunicação, oferecendo os produtos certos para cada perfil, o que é uma excelente opção, especialmente em tempos de crise.
Um bom exemplo é uma loja em liquidação que utilize os canais digitais para começar, continuar ou preservar a comunicação com os consumidores. Além de manter o relacionamento ativo com o consumidor, as ofertas enviadas por SMS e email fazem com que o cliente continue sempre investindo no estabelecimento, porque está a par das novidades de maneira direta. Esse serviço oferece uma constância no contato, que pode fazer a diferença até mesmo em futuras operações.

Outra opção para quem tem recursos menos escassos, mesmo diante do cenário econômico que vivemos atualmente, é integrar os veículos tradicionais, como televisão e jornal, por exemplo, às campanhas com mensagem de texto e email, diversificando o portfólio de comunicação e também criando um vínculo com esse consumidor. Esse é um dos grandes desafios da atualidade, abrir o leque para que haja também a comunicação entre esses canais e aplicações móveis, fazendo com que o cliente tenha menos esforço em suas interações, com um caminho fluido, único e integrado em qualquer tipo de procedimento.

Em minha experiência como CEO da PG Mais Resultado, empresa de tecnologia que desenvolve produtos e soluções em canais de comunicação, posso atestar que uma boa plataforma de canais digitais com sistema em nuvem na web diminui o custo de implantação e de equipamentos, além de possibilitar um panorama completo de cada campanha, com a mensuração de resultados e de efetividade, potencializando o relacionamento com o público-alvo e garantindo rapidez em um mundo cada vez mais instantâneo e conectado.

Inteligência de mercado, tecnologia e preços competitivos são a chave para aproveitar a crise para entender e se adaptar à nova maneira de se comunicar em um tempo em que os serviços estão passando por uma grande transformação. O contato entre cliente e prestador de serviço tem que ser online e em tempo real, aproveitando o potencial de inovação de smartphones e tablets e a interação humana seja cada vez menor justamente por preferência do consumidor, que pode resolver um problema ou compra onde quer que esteja e com privacidade e rapidez em qualquer tempo.

(*) É CEO e fundador da PG Mais Resultado, empresa de tecnologia que desenvolve produtos e soluções em canais de comunicação como carta, email, SMS, URA e o inédito business analytics, e tem mais de 30 anos de experiência no mercado de crédito e cobrança (www.maisresultado.com.br).


OTC Brasil 2015: jovens terão palestras sobre oportunidades de emprego na indústria de óleo e gás em meio à crise

O Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) promove a segunda edição do Profissional do Futuro, programa de relacionamento com estudantes e universidades, durante a OTC Brasil 2015, um dos mais importantes eventos do setor offshore de óleo e gás do mundo, que acontece do dia 27 a 29 de outubro, no Riocentro.
O Profissional do Futuro é um programa criado há 13 anos pelo IBP e apresenta de maneira dinâmica a indústria do petróleo e gás aos jovens estudantes.
Com o tema “Conversas petroleiras: um bate-papo sobre energia, carreiras, crises e oportunidades”, o programa foi reformulado este ano e terá formato inovador na OTC Brasil 2015: um bate-papo descontraído entre executivos, futuros líderes do setor, especialistas em recursos humanos e estudantes. Os palestrantes vão conversar com os jovens sobre oportunidades de emprego na indústria de óleo e gás em meio à crise.
Os estudantes terão a oportunidade de participar do programa em três sessões, duas no dia 28 e uma no dia 29. Para participar, basta se inscrever no site http://profissionaldofuturo.ibp.org.br.

 

Microsoft disponibiliza cursos gratuitos de programação

A Semana do Código acabou, mas a Microsoft vai manter os conteúdos e as divertidas aulas de programação disponíveis no site www.eupossoprogramar.com pelos próximos meses. Esse é um incentivo para que os jovens aprendam linguagem de código, ampliando as suas oportunidades de carreira e para empreender. A iniciativa da Microsoft chamada Eu Posso Programar é voltada a crianças e jovens de 12 a 25 anos, e faz parte do programa YouthSpark, que desde 2012, já beneficiou mais de 11,6 milhões de jovens no país.
No Instituto Projeto Neymar Jr., que é uma associação privada sem fins lucrativos fundada pelo atleta e dedicada às causas sociais na Praia Grande (SP), cerca de 2.400 crianças são atendidas. Na última semana, 60 delas, entre 12 e 14 anos, puderam ter acesso ao conteúdo e concluíram as aulas de programação, o que deve contribuir para o desenvolvimento delas, além de prepará-las para novas possibilidades de carreira, no futuro.

Gerenciamento de reputação on-line nos buscadores

Reputacao-online temporario

Com metas agressivas para este ano ainda e o próximo e sem concorrência no mercado brasileiro, a Status Labs – empresa de gerenciamento de reputação on-line, marketing digital e relações públicas dos Estados Unidos – reforça os seus serviços de conteúdo no Brasil. O carro-chefe da empresa é o serviço de gerenciamento de reputação on-line, no qual a Status Labs consegue melhorar a relevância dos conteúdos nos buscadores como Google, Bing e Yahoo.
Atuando no mercado brasileiro há dois anos, hoje a Status Labs possui cerca de 90 clientes no país e já atenderam clientes como a PayPal, Fiesp, UOL, Sony e Ernst & Young. A maior parte deles é composta por grandes corporações, escritórios de advocacia, executivos como: CEOs, CIOs, CFOs e outros, produtos de grandes marcas, celebridades, atletas e outras figuras públicas.
“Hoje o Brasil representa 1/3 dos nossos negócios e queremos dobrar até o fim do ano que vem. A nossa meta global é chegar em 10 milhões de dólares em faturamento por ano”, conta a diretora de Desenvolvimento de Negócios, Julia Sousa.
Para crescer a empresa aposta ainda nos mercados latino-americanos e na mira estão Chile, Peru, Colômbia e México, além do Brasil. Países estes em que a Status Labs não possui forte concorrência. Tanto que é indicada por agências de publicidade e relações públicas do Brasil como o provedor do serviço de gestão de reputação on-line.

Como funciona
De acordo com um estudo da AOL, 95% dos internautas não passam da primeira página de busca. Conclusão, a primeira página do Google, seja para uma empresa ou um indivíduo, é a sua nova primeira impressão, uma espécie de “cartão de visita”. Para ajudar os clientes nisso, a Status Labs consegue organizar os resultados da primeira página para que as informações positivas e relevantes apareçam à frente de resultados negativos. Além disso, a empresa pode mudar fotos no Google, prestar consultoria de pesquisa on-line e corrigir a sugestão auto-complete do Google.

A experiência digital no consumo

Laureane Cavalcanti (*)

Na atualidade, é clara a mudança pela qual os consumidores vêm passando

As facilidades que a Internet trouxe e a crescente presença de mídias sociais permitiram um aumento significativo no compartilhamento de informações e opiniões sobre qualidade de produtos, atendimento e pós-venda. Mais que isso: a Web 2.0 revolucionou a relação entre empresas e clientes, além de criar uma geração de consumidores atentos, conectados e cada vez mais cientes sobre a experiência de compra.
Temos hoje no Brasil uma situação interessante: somos o País com o maior tempo médio de navegação residencial por internauta. De acordo com pesquisa feita pelo site de investimento BuscaPrev, os brasileiros passam, por mês, 23h30 conectados à Internet, seguidos pelos EUA, com 19h52, e pelo Japão, com 18h41. Todo esse tempo gasto pelo brasileiro na rede tem como resultado um consumidor bem informado que chega aos shoppings já sabendo o que quer e em que loja achará os melhores preços e atendimento.
Os shoppings notaram, então, o valor de se aproximarem digitalmente dos consumidores, criando utensílios para suprir as necessidades do seu público e fidelizá-los. Exigentes e conectados, eles exploram as oportunidades que estão a sua disposição: pesquisam preços, comparam qualidade e benefícios, checam disponibilidade e prazos de entrega, consultam histórico de reclamações e dividem opiniões. Quando chegam ao centro de compras, já têm conhecimento sobre o produto e estão, muitas vezes, com a decisão de compra feita.
Foi diante desse cenário e, partindo da premissa de que o que move o consumidor é uma experiência de satisfação, que pensamos em oferecer aos clientes formatos digitais e interativos que trouxessem o mundo digital para dentro do shopping. E assim, em 2013, foi criado o Digital Experience, programa desenvolvido para conectar os consumidores com os shopping centers da Sonae Sierra Brasil, por meio de inovação tecnológica, como serviços digitais e sociais, interatividade e experimentos digitais indoor.
Entre as iniciativas lançadas para levar a experiência digital para dentro dos shoppings estão o “Aplicativo Mobile de Serviços”, o app “Chega de Fila”, o “Consultor WhatsApp” e o projeto piloto “#CompraJunto”.
Os aplicativos de serviços foram criados para oferecer aos usuários informações de fácil acesso: visualização de lojas e restaurantes e a disposição deles utilizando o mapa in-door; o trajeto de rotas dentro do próprio shopping; a possibilidade de conferir a programação do cinema, os eventos e todos os serviços oferecidos.
O aplicativo “Chega de Fila” permite aos clientes cadastrarem suas notas fiscais para participarem das promoções realizadas pelos shoppings sem a necessidade de enfrentar filas, enquanto a ferramenta “Consultor Whatsapp” oferece consultoria em tempo real, permitindo que visitantes tirem suas dúvidas, façam consultas e recebam indicações sobre serviços e compra de produtos antes, durante e depois da sua visita aos shopping centers. O #CompraJunto está sendo testado para apoiar os consumidores que manifestam interesse por algum produto nas redes sociais dos Shoppings, como forma de facilitar a experiência de compra do cliente. Outra iniciativa é o BigPad®, um sistema de diretórios digitais interativos onde os clientes podem procurar lojas de seu interesse e obter informações sobre um determinado shopping, seus serviços e opções de lazer.
Além destes benefícios, estas ações voltadas à conexão com consumidores permitem que outros públicos sejam impactados pela empresa, engajando os demais stakeholders em um processo de colaboração para implantação de iniciativas locais de inovação, como, por exemplo, nas comunidades onde os shoppings estão inseridos.
Para apoiar o Digital Experience, foi contratada a consultoria do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (C.E.S.A.R) que, a partir de pesquisas e análises de comportamento e necessidades de visitantes e lojistas, contou com a parceria da
SODET – Social Design Thinking, para realizar estudos e apoiar na definição da estratégia de ativação digital dos shopping centers.

(*) É gerente corporativa de Marketing da Sonae Sierra Brasil, empresa especialista em shopping centers.