27 views 5 mins

Tecnologia simplifica participação em processos seletivos

em Destaques
terça-feira, 17 de dezembro de 2024

O processo de candidatura para vagas de emprego pode ser um desafio, tanto para quem busca a contratação quanto para as empresas.

O preenchimento de formulários extensos, informações duplicadas em diversas plataformas e a demora na inscrição são apenas alguns dos obstáculos enfrentados. Ao mesmo tempo, os contratantes sofrem com desistências e candidaturas incompletas, que afetam o ritmo da seleção. Porém, a tecnologia vem aos poucos transformando esse cenário.

Um levantamento realizado pela RH Mindsight revelou que 48% dos candidatos consideram que falta transparência nos processos seletivos por parte das empresas, e 58% dos entrevistados disseram não receber retornos adequados dos recrutadores após as avaliações.

Alisson Souza, CEO e fundador da abler, startup dedicada a gerar empregabilidade em Consultorias de RH e PMEs, destaca a importância de uma mudança. “O processo de candidatura precisa ser acessível e descomplicado. Quando um profissional enfrenta dificuldades já na inscrição, isso pode gerar frustração e desmotivação. Nosso objetivo é fazer com que ele concentre seus esforços no que realmente importa: mostrar suas habilidades e potencial”.

. A simplificação beneficia todos os envolvidos – Plataformas que investem em processos simplificados têm mostrado resultados positivos. A integração com ferramentas como o LinkedIn, que permite criar um perfil rapidamente, é um exemplo de como esses sistemas economizam tempo e aumentam a precisão das informações. Para os candidatos, isso significa mais oportunidades de aplicar suas competências de forma eficiente. As empresas também se beneficiam dessa abordagem mais prática.

Candidaturas completas e rápidas permitem que os recrutadores tenham acesso a um volume maior de candidatos preparados para seguir nas próximas fases do processo seletivo. A redução de etapas complexas evita desistências e melhora a experiência geral dos candidatos, o que reflete em uma avaliação positiva da marca empregadora.

Uma pesquisa da consultoria Robert Half mostrou que as empresas brasileiras estão perdendo talentos já no processo de seleção em razão de falhas como retorno lento aos candidatos, muitas rodadas de entrevista com o mesmo gestor e falta de comunicação sobre todas as etapas do processo.

“É importante que as ferramentas sejam intuitivas e os candidatos se sintam confortáveis ao usá-las. Muitos profissionais relatam que, durante os processos seletivos, parecem estar em uma ‘corrida de obstáculos’ e, muitas vezes, sequer recebem um retorno. Por outro lado, uma experiência de candidatura descomplicada gera engajamento e confiança”, complementa Souza.

. O papel da tecnologia no processo de recrutamento – A transformação digital mudou bastante a maneira como as empresas recrutam e selecionam talentos. Ferramentas como a abler têm se destacado ao incorporar funcionalidades que melhoram a comunicação e o acompanhamento das candidaturas. Com suporte em vídeo, atendimento por e-mail e interfaces simples, essas plataformas ajudam a manter os candidatos bem informados durante todo o processo.

Contudo, a simplificação não se resume apenas à rapidez. É importante garantir que o candidato tenha uma jornada clara e sem surpresas, com acesso a atualizações sobre seu status e respostas rápidas às suas dúvidas. Recursos como notificações automáticas e guias de instrução criam uma experiência mais transparente e envolvente.

“Entendemos que a tecnologia deve humanizar o processo de recrutamento. Por isso, a Candidatura Simplificada foi pensada para que as pessoas possam acessar as oportunidades de forma fácil e eficaz, ao mesmo tempo que as empresas têm em mãos todas as informações necessárias para tomar decisões rápidas e assertivas”, finaliza Souza. – Fonte e outras informações: (https://abler.com.br/).