Segundo informações divulgadas pela consultoria Opinion Box, 79% dos brasileiros afirmam que se comunicam com empresas por meio do WhatsApp. Além disso, 61% dos usuários revelam que abrem a plataforma ao menos uma vez ao dia. Já 35% permanecem com a solução aberta o dia todo. Diante desse contexto, a inovação deixa de ser apenas um aplicativo de mensagens e se torna uma verdadeira vitrine digital cada vez mais estratégica para todos os tipos e tamanhos de negócios, o que torna a conversão de vendas por meio do app uma realidade possível.
“No Brasil, o WhatsApp se consolidou como um dos principais canais de comunicação e os empreendedores devem surfar nessa onda, utilizando a ferramenta como um canal para alcançar clientes de forma direta e personalizada. Hoje o empreendedor deve ter em mente que cada mensagem enviada pode representar uma oportunidade de conversão, desde que feita de uma maneira estratégica”, afirma Felipe Otoni, sócio-fundador e CVO da SegSmart, empresa que visa otimizar os processos de venda de produtos e serviços no digital.
Pensando em auxiliar no alcance de resultados reais via WhatsApp, o executivo listou as principais técnicas. Confira abaixo:
Automação de mensagens
Com ferramentas de automação de mensagens, é possível criar respostas prontas para perguntas frequentes, permitindo que o cliente receba informações imediatas sobre produtos e serviços. “Esse recurso ajuda a manter o interesse do consumidor, o que tem grandes chances de levar a uma conversão mais rápida”, diz o especialista.
Chatbots Inteligentes
A implementação de chatbots pode facilitar a triagem de leads, ou seja, de potenciais clientes. “Essas ferramentas são capazes de coletar as informações iniciais dos consumidores e encaminhá-los para a equipe de vendas, quando necessário. Desta maneira, o time pode se focar em negociações que realmente têm o potencial de conversão, evitando desgastes de tempo desnecessários”, explica Otoni.
Agendamento de reuniões
As funcionalidades de agendamento do aplicativo permitem que os leads possam marcar horários para conversar com o time de vendas de forma prática e rápida. “Por possibilitar um atendimento personalizado, essa estratégia aumenta as chances de se fechar um contrato”, pontua o sócio-fundador.
CRM para gestão de leads
O Customer Relationship Management (CRM) é uma ferramenta que ajuda empresas a gerenciar e melhorar o relacionamento com os seus clientes e prospects por meio da centralização de informações e da otimização dos processos. “Na SegSmart, por exemplo, temos o CRM Kanban, que proporciona a organização dos leads vindos do WhatsApp. A partir disso, é possível acompanhar o progresso na jornada de compra e customizar as interações, ajudando o empreendedor a entender melhor as necessidades de seu público-alvo a fim de oferecer as soluções mais adequadas, e consequentemente, aumentar significativamente as chances de conversão”, revela Otoni.