49 views 7 mins

AgroNews 06/11/2024

em Agronews
terça-feira, 05 de novembro de 2024

YANMAR se une ao PwC Agtech Innovation

À medida que a agricultura familiar e de médio porte assume um papel cada vez mais relevante no agronegócio brasileiro, torna-se essencial que projetos inovadores e ferramentas tecnológicas também estejam ao alcance desses produtores. Historicamente, com menos acesso às novas tecnologias em comparação à agricultura de grande escala, os agricultores de menor porte podem se beneficiar desses recursos se encontrarem no mercado essas soluções já disponíveis. Assim, essas empresas possibilitam que mesmo agricultores com pouca experiência em novas tecnologias, ou sem recursos para adquiri-las, consigam otimizar sua produtividade e aumentar sua competitividade no setor. Esse cenário foi evidenciado em pesquisas realizadas em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), com apoio da Microsoft, que trouxeram à agenda pública regional a necessidade de ampliar o acesso a tecnologias básicas, como a conectividade, nos territórios rurais da América Latina e do Caribe (https://www.pwc.com.br/).

Plano de Auxílio Mútuo com foco em segurança e prevenção de riscos no agronegócio

A Comissão de Segurança e Saúde do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) acaba de lançar o Plano de Auxílio Mútuo (PAM), uma iniciativa inédita de cooperação interinstitucional para responder a emergências no setor. Voltado para o fortalecimento da segurança e prevenção de riscos nas operações de alto impacto da cadeia produtiva do tabaco, o PAM é uma parceria entre o SindiTabaco, empresas associadas e o 6° Batalhão de Bombeiros Militares (BBM). O plano visa compartilhar boas práticas, recursos materiais e engajar a comunidade em ações de conscientização e segurança Cristian Maciel dos Santos, coordenador da comissão no SindiTabaco, explica que o PAM resulta de anos de amadurecimento das práticas de segurança entre as empresas do setor: “Já tivemos experiências similares, mas o PAM representa uma evolução no trabalho conjunto com o Corpo de Bombeiros e outros parceiros para estabelecer um regime interno robusto de resposta a emergências.” Santos destaca que o projeto conta com a contribuição de áreas técnicas, jurídicas e operacionais das associadas, incluindo a assessoria jurídica do SindiTabaco (www.sinditabaco.com.br).

Crédito rural ajuda a garantir o arroz e feijão

Para o ano safra 2025/26, a expectativa é que a produção de arroz seja de mais de 9 mil toneladas, enquanto para o feijão, mais de 3 mil toneladas, conforme a Projeção de Agronegócios Brasil – 2022/23 a 2032/33 feita pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). Sendo esses dois produtos os “personagens principais” dos pratos de todos os brasileiros, a produção desses alimentos envolve milhares de produtores, gerando empregos diretos e indiretos no campo e em setores ligados ao agro, como insumos agrícolas, transporte e comercialização. “O crédito rural tem um papel importante no agronegócio brasileiro. Ajudamos o produtor, oferecendo a possibilidade e acesso ao valor com condições justas. Isso contribui diretamente para o desenvolvimento da agricultura e para a geração de empregos no campo, fortalecendo a economia”, explica Romário Alves, CEO e fundador da Sonhagro. De julho de 2023 a maio de 2024, as contratações das linhas de investimento alcançaram R$ 90,6 bilhões, conforme dados do MAPA, evidenciando a robustez e a persistente demanda pelo crédito rural no Brasil.

Selgron destaca tecnologia brasileira em evento de agronegócio na Bolívia

a Selgron destacou na feira uma de suas selecionadoras ópticas de grãos que utiliza inteligência artificial para oferecer produtividade e segurança alimentar de ponta. Com tecnologia avançada, esse equipamento é capaz de selecionar grãos e outros materiais de maneira precisa, rejeitando corpos estranhos e produtos quebrados, além de oferecer uma operação simples e eficiente.

Solução Elanco para controle parasitário em bovinos

A solução EzatectTM posicionou a Elanco como um dos principais players no mercado de endectocidas de alta concentração que, no Brasil, movimenta mais de R$ 300 milhões e é a segunda maior categoria dentro do segmento de parasiticidas para a bovinocultura no país. Com o sucesso no Brasil, o produto também já é comercializado em outros países da América Latina, como Argentina e Paraguai (https://agropecuaria.elanco.com/br/produtos/corte/ezatect).

Abisolo amplia atuação e passa a representar novos segmentos no setor agropecuário

A Associação Brasileira das Indústrias de Tecnologia em Nutrição Vegetal (Abisolo) anuncia a inclusão de dois novos segmentos de produtos no seu escopo de atuação: insumos de base biológica e adjuvantes. A ampliação do escopo é uma resposta às diversas empresas associadas à Abisolo, que também atuam nestes segmentos de produtos e à crescente demanda do mercado por esses insumos. Para anunciar oficialmente ao mercado essa mudança, a Abisolo está lançando um novo vídeo institucional, que destaca o papel da entidade na promoção de soluções sustentáveis e tecnológicas para a agricultura brasileira (www.abisolo.com.br).