16 views 3 mins

Programas de fidelidade em aplicativos ajudam na redução de churn

em Tecnologia
terça-feira, 05 de novembro de 2024

É cada vez mais evidente que ter um aplicativo próprio oferece inúmeras vantagens para os negócios, possibilitando uma fidelização de clientes com mais facilidade se comparado aos seus concorrentes. Esses apps se tornaram mais do que simples ferramentas de recompensas. Hoje, eles desempenham um papel fundamental na retenção de clientes e na redução da taxa de churn, fortalecendo a relação entre marcas e consumidores e, assim, garantindo uma receita recorrente e estável.

Empresas e desenvolvedores de aplicativos reconhecem a importância de criar experiências de fidelidade personalizadas, que incentivam o cliente a voltar e se engajar continuamente com a plataforma. Nesse contexto, um programa de fidelidade bem estruturado, com recompensas exclusivas e personalização, aumenta a taxa de recompra consideravelmente. 

De acordo com Rafael Franco, CEO da Alphacode, empresa responsável pelo desenvolvimento de aplicativos para marcas como Habibs, Madero e TV Band, com incentivos e vantagens direcionadas aos hábitos e preferências do cliente, as marcas conseguem mantê-lo ativo e satisfeito, reduzindo a taxa de churn. “Estudos recentes apontam que a retenção de usuários em aplicativos que oferecem programas de fidelidade pode ser até 20% maior em comparação aos apps que não têm esse tipo de estratégia”, comenta. 

Ao criar ofertas personalizadas e recompensas relevantes, esses programas fortalecem o vínculo emocional entre o usuário e a marca, o que leva à formação de uma base de clientes leais, reduzindo a necessidade de aquisição constante de novos usuários e aumentando o valor de longo prazo (LTV) desses consumidores.

As vantagens das ofertas personalizadas
Rafael Franco acrescenta que programas de fidelidade baseados nos desejos e dores do público são essenciais para criar um vínculo genuíno e duradouro. Afinal, os aplicativos próprios das marcas coletam dados de comportamento que podem guiar as campanhas. “Ao investir na personalização das recompensas e na comunicação ativa, conseguimos aumentar a frequência de uso e fidelizar nossos clientes, garantindo uma relação de valor para ambos os lados”, pontua. 

A combinação de recompensas exclusivas, personalização e comunicação eficiente cria uma experiência diferenciada para o usuário. Com a redução do churn, esses programas de fidelidade asseguram o engajamento e criam autoridade na imagem de marca, transmitindo uma sensação de exclusividade e cuidado que faz com que o cliente se sinta valorizado. “Como resultado, além de promover uma receita estável, esses programas consolidam a posição do negócio em um mercado cada vez mais focado na experiência do cliente”, finaliza.