De acordo com um estudo do Cenp, foram investidos R$ 57,5 bilhões em mídia em 2023, aumento de 10% em comparação ao ano anterior.
Principalmente por conta da publicidade digital, o dado mostra que a área está sendo olhada cada vez mais de perto pelas empresas brasileiras. E, na América Latina como um todo, a tendência vem sendo a mesma.
Bruno Almeida, CEO da US Media, hub de soluções de mídia líder na região, ressalta que essa aceleração passou a ocorrer após a pandemia de Covid-19. “Quando o digital se consolidou como o principal canal de comunicação e marketing, muitas companhias locais começaram a se adaptar rapidamente para sustentar um crescimento contínuo e inovar em suas estratégias”, diz.
Olhando para esse cenário, o executivo listou os 5 maiores impactos da publicidade digital na América Latina. Confira:
- – Adaptação cultural e flexibilidade – A diversidade cultural da América Latina exige que as campanhas de publicidade digital sejam culturalmente relevantes e adaptadas às preferências locais. Por essa razão, a adaptação de mensagens, imagens e até mesmo plataformas para refletir as nuances de cada país começou a se intensificar, inclusive com o trabalho junto a parceiros e equipes regionais.
“Toda estratégia publicitária bem-sucedida depende da compreensão dos valores culturais de cada país”, ressalta Almeida. “Muitas marcas latino-americanas perceberam que só poderiam atingir esse objetivo se fossem flexíveis, permitindo ajustes rápidos em resposta às mudanças nos hábitos dos consumidores e no ambiente em que estão inseridos”, completa.
- – Retornos expressivos em diversos setores – Vários setores diferentes têm se beneficiado significativamente da publicidade digital no território latino-americano. O CEO cita alguns exemplos: o e-commerce experimentou um crescimento explosivo, impulsionado pela capacidade dos anúncios digitais de conectar consumidores a produtos e serviços de forma rápida e personalizada.
Já o mercado de entretenimento, como música, filmes e séries, se vê aquecido também pelo boom dos formatos de vídeo digital e CTV. Ou ainda podemos falar do turismo e do varejo, que otimizam o retorno de suas campanhas com a segmentação de públicos específicos.
- – Crescimento de PMES – Outra característica da publicidade digital é a democratização do acesso ao mercado, permitindo que Pequenas e Médias Empresas (PMEs) concorram de igual para igual com grandes corporações. Isso vem impactando positivamente o crescimento econômico latino-americano, melhorando PIBs inteiros.
À medida que as PMEs adotam estratégias digitais, elas conseguem otimizar seus recursos e atingir consumidores que, em teoria, estariam fora de seu alcance.
- – Digital multimídia – Digital multimídia, ou seja, todos os canais são de uma forma ou de outra digital, combinando publicidade digital com mídias tradicionais. Essa integração ajuda as marcas a obterem uma presença mais forte e consistente.
Almeida exemplifica: “Uma campanha digital pode ser complementada por anúncios em TV ou rádio digitais, ou ainda por outdoors / OOH digitais estrategicamente posicionados, amplificando o impacto e o engajamento do público-alvo.”
- – Desenvolvimento de novas tecnologias – Segundo o relatório State of Marketing Report 2024, mais de 60% dos profissionais de marketing pretendem aumentar seus investimentos em inteligência artificial. O número ressalta que o aprimoramento de novas tecnologias deve continuar acontecendo no mercado publicitário, inclusive na América Latina.
“Novos formatos estão surgindo a todo momento, desde aplicativos globais como Uber e Netflix até plataformas regionais, então a inovação só tende a crescer”, conclui Almeida. – Fonte e mais informações: (https://usmediaconsulting.com/pt-br/).