A crescente conscientização sobre as mudanças climáticas e a necessidade de hábitos mais sustentáveis têm transformado o comportamento dos consumidores. De acordo com relatório da Capgemini Research Institute de 2023, 79% dos consumidores estão mudando suas preferências de compra com base em questões de sustentabilidade.
Essa tendência tem levado empresas de diversos setores a reavaliar suas estratégias, alinhando suas marcas a valores ecológicos para atrair consumidores conscientes. Por isso, a sustentabilidade não é apenas um compromisso da empresa com o meio ambiente, mas uma necessidade para as empresas que desejam se manter relevantes e competitivas.
Segundo Eduardo Rodriguez, CEO da M.SEO, empresa dedicada a impulsionar o crescimento de negócios através da internet, os canais digitais desempenham um papel estratégico nesse processo, podendo ser utilizados para conectar marcas sustentáveis a públicos engajados ou até mesmo promover práticas sustentáveis para os menos exigentes. “Hoje, os consumidores querem saber a história por trás das marcas e como suas escolhas de compra impactam o mundo”, ressalta.
. Mais do que um público segmentado – As tecnologias de personalização e segmentação permitem que as empresas enviem mensagens altamente relevantes e direcionadas para públicos específicos e podem ser utilizadas para promover ações de impacto social. A personalização do conteúdo não só aumenta a eficácia das campanhas como reforça a conexão entre a marca e o consumidor.
As marcas que utilizam seus canais não apenas para vender produtos sustentáveis, mas para divulgar boas práticas e promover transparência sobre suas ações, se posicionam à frente no mercado. “Isso ajuda as marcas a criarem um vínculo mais profundo com os clientes mais engajados, que não só valorizam como ressoam as ações das empresas que confiam”, explica Rodriguez.
. Campanhas de impacto socioambiental – No entanto, o potencial das plataformas digitais vai além da segmentação, permitindo que as empresas reforcem seu compromisso com a responsabilidade ambiental e dialoguem com o público geral.
A sustentabilidade no setor em que a empresa está inserida, por exemplo, pode se tornar uma linha editorial consistente para conteúdos orgânicos, ajudando a construir uma narrativa autêntica e engajadora.
Outro exemplo são as marcas de moda sustentável que têm utilizado o marketing digital para lançar campanhas que incentivam a reciclagem de roupas usadas, oferecendo descontos em novas compras em troca de peças antigas.
Além de atrair consumidores preocupados com a sustentabilidade, essas iniciativas ajudam a reduzir o impacto ambiental do setor da moda, conhecido por ser um dos mais poluentes do mundo.
. Transparência e autenticidade – No entanto, a transparência e a autenticidade são essenciais para o sucesso de campanhas de sustentabilidade. Com a facilidade de acesso à informação, os consumidores estão mais atentos do que nunca e rapidamente detectam práticas de greenwashing, quando uma empresa finge ser mais sustentável do que realmente é.
Para que essa estratégia seja eficaz, ela deve ser sobretudo autêntica. Marcas que se comprometem genuinamente com a sustentabilidade e comunicam essas iniciativas de maneira honesta e aberta ganham a confiança dos consumidores e melhoram sua reputação social.
“As marcas precisam estar dispostas a não apenas falar sobre sustentabilidade, mas integrá-la em suas operações”, finaliza Rodriguez. – Fonte e mais informações: (https://mseo.com.br/).