Mara Avellar (*)
Estamos vivenciando um episódio da história em que somos, diuturnamente, cobrados a, ‘’com a rapidez da luz’’, encontrarmos um propósito, alcançarmos a alta performance, buscarmos administrar o tempo e sermos mais proativos.
As pessoas estão sendo, assim, submetidas, constantemente, a um fluxo de pressão, quer autoimposto ou oriundo de fatores externos, decorrente da necessidade de adaptação às profundas transformações pelas quais o mundo vem passando.
Diante desse quadro, é comum surgirem questionamentos do tipo ‘’como decidir o que fazer?’’ ou ‘’como me reinventar, alcançar a realização e, ainda, obter sucesso na carreira?’’. De fato, uma das principais fases da vida e que traz mudanças significativas e impactantes é quando temos que escolher uma profissão ou traçar um novo plano de carreira.
É aí que muitas vezes ficamos travados ao pensar no que queremos e/ou em como fazer isso acontecer. Penso ser fundamental ter em mente que cada um de nós tem sua própria carta de navegação, orientada por nossos dons e talentos.
Discernimento é a palavra-chave, o que para mim se traduz no avaliar a situação em que se está inserido, cotejar os fatos e equalizar as ideias para, então, saber o que fazer e como fazer. Então, sendo bem objetiva, acredito que um pequeno exercício possa indicar uma direção. Vamos lá?
Comece com uma autorreflexão sobre o que gostaria de experienciar em sua vida profissional e a razão pela qual deseja isso. Entenda que é importante buscar no seu íntimo, sem a interferência de qualquer outra pessoa. Esse é um tempo só seu. Sugiro que anote todas as opções que vierem à sua mente.
Enumere, em seguida, as habilidades, competências e conhecimento que você já possui.
Avalie quais foram as atividades que você elencou que se relacionam com suas aptidões e seus pontos fortes. É neste passo que começa a retirar da lista aquilo que reconhece não estar alinhado com você. Agora, sem pressa, percorra cada uma daquelas que permaneceram na sua lista e imagine-se atuando na respectiva área. Perceba em qual delas você se sente mais confortável e confiante. Respire, você está no caminho.
Depois de ter chegado nesse ponto, busque conhecer profissionais que atuam na área escolhida, para ter uma visão prática. Feito isso, é hora de seguir em frente, traçar metas concretas, com prazo determinado, além de ter em mente as dificuldades que possam aparecer, antecipando-se a elas.
É o momento, também, de reunir as ferramentas necessárias para implementar a nova etapa, desde conhecimento específico até uma reserva financeira. Cabe a você dar o start.
(*) – É Mentora, Adviser, Palestrante, Juíza aposentada e Escritora. Instagram: @maisqmentoring.