De acordo com dados da Opinion Box publicados em março de 2023, 80% das pessoas entrevistadas têm o hábito de desistir da compra na reta final, sendo que 18% delas o fazem frequentemente. E essa é uma batalha silenciosa travada diariamente pelos varejistas online, uma vez que cada carrinho abandonado representa não apenas uma potencial venda perdida, mas também uma oportunidade valiosa de reengajar os clientes e impulsionar as conversões.
E quando se trata dessa tarefa desafiadora, o SMS se destaca como uma ferramenta indispensável. Isso porque sua eficácia reside na capacidade de alcançar os clientes de forma direta e imediata, tendo em vista que com as mensagens de texto abertas por 98% do público, em questão de minutos na maioria dos casos. Como velocidade é crucial, utilizar este canal de comunicação permite que os varejistas entrem em contato com os clientes enquanto seu interesse no produto ainda está fresco.
Mario Marchetti, diretor-geral da Sinch para América Latina, explica que o SMS demonstra um nível excepcional de engajamento. “Os clientes tendem a responder mais prontamente às mensagens de texto do que a outros canais de comunicação, como e-mails ou notificações push. Isso se deve à natureza pessoal e instantânea das mensagens, de texto que criam uma conexão direta e uma sensação de urgência.
Logo, incorporar estratégias de SMS na recuperação de carrinhos abandonados faz com que os varejistas aumentem significativamente suas taxas de conversão e otimizem o desempenho de suas lojas online”. Ter uma segmentação inteligente como parte da estratégia faz com que as mensagens ganhem relevância para o público, já que permite a personalização do seu conteúdo de acordo com cada cliente, levando em consideração seu comportamento anterior como preferências e histórico de compras.
“A segmentação inteligente não apenas impulsiona as vendas e as taxas de conversão, mas também fortalece o relacionamento entre os varejistas e os consumidores. Ao demonstrar um entendimento genuíno das preferências e necessidades dos clientes, as mensagens de SMS se tornam mais do que simples lembretes de carrinhos abandonados – elas se transformam em ferramentas de comunicação poderosas que aumentam a satisfação do cliente”, declara o executivo.
Entendendo o valor do carrinho abandonado, por exemplo, os varejistas podem adaptar seus disparos de SMS com ofertas ou descontos personalizados que incentivem os clientes a completarem a compra. Essa abordagem não só aumenta a probabilidade de conversão, como acaba fortalecendo o vínculo de fidelidade do cliente, mostrando que a empresa valoriza seu interesse.
A pesquisa da Opinion Box comprova a relevância dessa ação, ao apontar que 75% dos consumidores que receberam desconto nos produtos que estavam parados no carrinho efetivaram a compra. “A eficácia do SMS está intimamente ligada ao timing estratégico e às ofertas atrativas incluídas nas mensagens. Nesse caso, o envio imediato de uma mensagem logo após o abandono do carrinho é fundamental.
Essa abordagem aproveita o interesse recente do cliente no produto, garantindo uma resposta rápida e aumentando as chances de conversão. Nesse momento, a inclusão de ofertas atraentes, como descontos exclusivos ou frete grátis, pode ser decisiva. Por exemplo, oferecer um desconto de 15% no valor do carrinho pode ser o incentivo necessário para levar o cliente de volta ao site e concluir a compra”, finaliza Marchetti. – Fonte e mais informações: (https://www.sinch.com/pt-br/).