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Quanto vale a sua empresa?

em Destaques
terça-feira, 30 de julho de 2024

Esse questionamento pode surgir em diversos momentos da vida empreendedora, e muito provavelmente, grande parte dos gestores e donos de empresas, já devem ter ouvido falar do termo Valuation em diversas situações. No entanto, nem todos sabem o que ele realmente significa e qual a sua importância para os negócios.

Valuation é um termo em inglês que significa “Avaliação de Empresas”, e, como o próprio nome sugere, é o processo de determinar o valor econômico de um ativo, de uma empresa ou mesmo de um projeto. Esse processo pode ser realizado através de diversas metodologias, que consideram fatores financeiros, econômicos e de mercado para estimar quanto vale um negócio ou ativo em termos monetários.

Independente do porte de sua organização, conhecer o Valuation do seu negócio é de fundamental importância em muitas situações.

De acordo com o especialista na área, sócio da FT Aquisições, Franklin Tomich, ‘o Valuation, ou ‘valor justo’ de uma empresa está diretamente ligado à capacidade de geração de caixas futuro, e para isto se analisa as expectativas de crescimento, considerando fatores como a evolução do mercado, a eficiência operacional, a qualidade da gestão e os diferenciais competitivos.

Esses elementos são fundamentais para projetar os fluxos de caixa futuros, que serão descontados a uma taxa que reflete o risco associado ao negócio. Dessa forma, a avaliação não apenas reflete o estado atual da empresa, mas também suas perspectivas de crescimento e sustentabilidade a longo prazo’.

Dentre as situações em que o Valuation é utilizado, podemos citar a entrada ou saída de sócios, ou seja, alterações societárias, a necessidade de captação de recursos junto a fundos, a expectativa de operações de fusões ou aquisições, e a para análise de novos investimentos.

‘O Valuation exerce um papel de destaque em todos os tipos de negociações, tendo em vista que ele é uma metodologia de cálculo que leva em consideração uma série de indicadores contábeis e análises financeiras da companhia, além de premissas de crescimento, custo de capital e risco.

Em uma fusão ou aquisição de empresa, por exemplo, é preciso precificar as sinergias em decorrência da operação, definir os ajustes contábeis e apresentar as partes os valores referentes aos ganhos de capitais, dívida liquida e amortizações por ágio” explica Tomich.

Mais do que um subsídio para negociações, a avaliação de empresa proporciona inúmeras vantagens para o desenvolvimento do negócio, auxiliando nas estratégias de planejamento e gestão, pois, a partir dele, fica mais claro quais são os produtos mais rentáveis, qual o investimento irá proporcionar maior retorno e também quais custos podem ser cortados.

Segundo o especialista da FT Aquisições, ‘durante o processo de Valuation, muitas informações acerca do desempenho da empresa, da eficiência operacional, dos riscos do negócio são levantadas e dispostas de forma organizada, esses dados ajudam os gestores a entender os pontos fortes e fracos da organização e a criar estratégias assertivas de crescimento’.

Portanto, cabe ressaltar que a avaliação de empresas é uma ferramenta versátil que desempenha um papel crítico em diversas áreas, desde investimentos e planejamento estratégico até fusões e aquisições, obtendo negociações justas e saudáveis para todas as partes envolvidas e auxiliando na definição de planos e metas para o negócio, pois fornece informações valiosas para tomada de decisões.

Mais do que identificar o real valor da companhia, empresas que buscam crescimento podem aperfeiçoar e melhorar seu posicionamento no mercado. Fonte e mais informações: (https://www.ftaquisicoes.com.br).