Inteligência comunicacional: diferencial para alcançar cargos de liderança

em Carreira e Mercado de Trabalho
terça-feira, 02 de julho de 2024

As habilidades cognitivas estão cada vez mais valorizadas no mercado de trabalho, especialmente para quem ambiciona alcançar cargos de liderança.

Atenta a esse cenário, a fonoaudióloga Juliana Algodoal – PHD em análise do discurso para o trabalho e fundadora da Linguagem Direta – consultoria que desenvolve estratégia de comunicação falada para influenciar e liderar – desenvolveu uma estratégia para ajudar as pessoas a utilizarem a inteligência comunicacional como diferencial de carreira, que ela resume em algumas dicas:

  1. – Usar a comunicação de forma assertiva – Profissionais em cargos de lideranças precisam usar a comunicação de forma estratégica para engajar, liderar, e proporcionar segurança para suas equipes;
  2. – Planejar suas comunicações – É preciso desenhar um roteiro sobre o conteúdo que se quer comunicar, de modo que seja inclusivo e compreensível para todos;
  3. – Escolha da voz – O tom de voz que será usado para passar uma mensagem é parte importante da inteligência comunicacional. Essa escolha é definitiva para expressar a intenção e a emoção da mensagem que está sendo passada;
  4. – Comunicação corporal – Os gestos e expressões do corpo precisam estar alinhados com a mensagem que está sendo passada e funcionam como apoios importantes para dar o tom de destaque, de alerta, de exaltação, de atenção etc. O gesto tem que estar coerente com o que eu vou falar;
  5. – Potenciais de conflito – Entender e mapear os pontos sensíveis da comunicação para estar preparado e não ser pego de surpresa com reações inesperadas e que vão gerar insegurança na mensagem que se que transmitir;
  6. – Autorregulação – É preciso entender como somos percebidos pelos outros em nossas comunicações para que seja mais fácil identificar pontos de melhorias e trazer numa mensagem compreensiva a todos os públicos envolvidos;
  7. – Planejar o vocabulário – Essa é uma forma de controlar as emoções ao se comunicar. Transitam cerca de 600 palavras por minuto na nossa cabeça, mas conseguimos falar cerca de 120 palavras por minuto. Que frases eu tenho preparadas dentro de mim, que eu posso usar para lidar com cada situação?

Por isso, é importante ter uma nuvem de palavras e frases, mapeadas previamente na nossa cabeça, que podem ajudar a construir e organizar as ideias e ajuda a controlar as emoções em uma comunicação.

“A Inteligência Comunicacional é saber gerenciar seu pensamento para usar a comunicação no potencial máximo. Sem ela, a comunicação pode impactar negativamente a forma de liderar, gerando impactos na reputação, credibilidade e engajamento da equipe”, reforça Juliana Algodoal. – Fonte e outras informações: (https://linguagemdireta.com.br).