235 views 3 mins

4 dicas para uma startup impactar o ecossistema de atuação

em Tecnologia
segunda-feira, 03 de junho de 2024

Analisar as ações de uma startup é fundamental para entender como as atividades afetam o ambiente e como podem melhorar o seu desempenho de forma contínua. Atualmente, muitas tomadas de decisões em relação a fundos de investimentos são voltadas para pautas sustentáveis. Portanto, uma empresa nascente precisa estar alinhada com este tipo de impacto e entregar números consistentes sobre o tema.  

O primeiro passo é fazer uma autoavaliação. Com isso, o empreendedor pode desenvolver uma compreensão mais profunda e trabalhar para maximizar os resultados positivos. Veja a seguir outros aspectos fundamentais. 

Pautas atuais
É preciso avaliar se a entrega da solução está ou não dentro das pautas atuais referentes ao Instituto de Desenvolvimento Sustentável (IDS) e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Se a resposta for sim, é necessário que os investidores e parceiros saibam de que forma isso é aplicado. As referências precisam estar condizentes ao posicionamento da empresa inovadora. Diante disso, identifique quais são os principais aspectos do ecossistema que a startup afeta, incluindo questões ambientais, sociais e econômicas. Em seguida, defina indicadores específicos que ajudem a medir os desdobramentos nessas áreas. 

Métricas
Reúna dados relevantes para os indicadores definidos. Isso pode envolver a implementação de sistemas de monitoramento interno, a realização de pesquisas junto aos stakeholders e o uso de dados de terceiros. Após coletar as informações, analise tudo para entender o impacto atual da startup no ecossistema de atuação. Identifique tendências, áreas de sucesso e setores que precisam de melhorias. É importante que a comunicação da companhia vá ao encontro das entregas e que seja, de fato, efetiva para não ficar apenas no discurso. 

Áreas de atenção
Com base na análise dos dados, identifique como a startup pode melhorar, o que inclui ajustes nas operações, no desenvolvimento de novas iniciativas ou nas parcerias estratégicas. Se a solução não estiver em sintonia com a tese de impacto, é preciso mudar a rota em relação ao produto, mantendo o argumento. Lembrando que sócios, parceiros e stakeholders devem estar alinhados com o discurso e a entrega da startup.  

Avaliação
O impacto da startup no ecossistema é dinâmico e pode mudar ao longo do tempo. Portanto, é importante realizar avaliações periódicas para acompanhar o progresso, fazer mudanças conforme o necessário e garantir que a companhia esteja avançando em direção aos seus objetivos. 
 
(Fonte: Carolina Gilberti, CEO da Mubius Womentech Mubius WomenTech Ventures, primeira WomenTech do Brasil. – [email protected]).