115 views 5 mins

7 formas de aplicat a IA na gestão dos negócios

em Destaques
terça-feira, 14 de maio de 2024

Boa parte das discussões mais importantes sobre Inteligência Artificial (IA) passam pela aplicação dessa tecnologia no trabalho. É o que mostra, inclusive, um levantamento realizado pela empresa brasileira de pesquisas Opinion Box, que ouviu 2.202 pessoas.

A pesquisa mostrou que 48% das pessoas responderam que as empresas em que elas atuam estão utilizando alguma ferramenta ou solução de inteligência artificial, 37% disseram que ainda não usam e 15% não tinham certeza.

Entre aqueles que apontaram que a empresa usa IA, os departamentos que mais se beneficiam da tecnologia são: Tecnologia (33%); Administrativo/Financeiro (26%); Marketing (24%), Atendimento ao Cliente (18%), Vendas (16%), RH (13%), Produtos (11%), Inovação (10%), Experiência do Cliente (9%) e Outras(2%). Além disso, 28% não sabem onde o uso acontece.

“É interessante notar que no mundo atual, a IA não é apenas uma inovação tecnológica, mas uma aliada indispensável na maneira como moldamos e planejamos o futuro dos negócios. A IA se apresenta como uma ferramenta multifacetada, capaz de aprimorar processos de planejamento e gestão”, analisa Mauricio Frizzarin, fundador e CEO da Qyon Tecnologia – empresa especializada no desenvolvimento de soluções de gestão com IA.

Frizzarin destaca que para entender IA não há necessidade de conhecimentos tecnológicos profundos. O executivo aponta que o essencial é ter uma visão sobre como essas múltiplas disciplinas e áreas de estudos se unem para otimizar o planejamento empresarial. “Isso, porque não se trata apenas de uma solução digital, mas de um conglomerado de métodos, algoritmos e análises que trabalham em sinergia para oferecer insights valiosos, que vão desde a previsão de tendências de mercado até a otimização de recursos”, avalia.

A IA é uma ferramenta incomparável por sua capacidade de transcender barreiras e se adaptar a diferentes setores e necessidades. Ao entender a interconexão entre os diversos ramos da IA, desde o aprendizado de máquina até a visão computacional, percebemos que sua aplicação vai além das expectativas tradicionais. Ela não apenas fornece respostas, mas também questiona, explorando possibilidades antes inexploradas.

Frizzarin destaca algumas maneiras simples de como a IA pode ser útil nos negócios:

-Na automação de Tarefas Repetitivas: para automatizar processos rotineiros, como coleta e organização de dados, liberando tempo para atividades mais estratégicas;
-Na análise Preditiva: para a previsão de tendências de mercado e comportamento do consumidor com base em análises de dados históricos, facilitando a tomada de decisões assertivas;
-Na personalização de Experiência do Cliente: para personalizar interações com clientes, oferecendo recomendações precisas e adaptadas às preferências individuais;
-Na detecção de Fraudes: para identificar padrões suspeitos em transações financeiras, auxiliando na prevenção de fraudes;
-Na otimização de Supply Chain: para prever demandas e otimizar cadeias de suprimentos, reduzindo custos e melhorando a eficiência operacional.
-Na assistência Virtual e Chatbots: para responder dúvidas frequentes, fornecendo suporte instantâneo aos clientes;
-Na análise de Sentimento: para analisar o sentimento dos clientes em relação à marca, por meio de análise de redes sociais e feedbacks online;
-Na segmentação de Mercado: para identificar perfis de clientes e criar segmentações mais precisas para estratégias de marketing.

“Há, ainda, uma série de outras maneiras de aplicar a Inteligência Artificial nos negócios, ampliando a produtividade das equipes e transformando a rotina de cada negócio. A própria Qyon Tecnologia traz soluções interessantíssimas para a área administrativa das empresas e para os escritórios de contabilidade”, finaliza Mauricio Frizzarin, fundador e CEO da Qyon Tecnologia. – Fonte e outras informações: (www.qyon.com).